PUBLICIDADE

Veja como é possível ter uma rotina de exercícios físicos sem sair de casa

Otimização de tempo, conforto e mudança no estilo de vida chamam atenção de quem recorre aos treinos online

11 nov 2021 14h00
ver comentários
Publicidade
Exercícios em casa são alternativa para perder peso fora das academias - Shutterstock
Exercícios em casa são alternativa para perder peso fora das academias - Shutterstock
Foto: None / Saúde em Dia

Entre as transformações ocorridas no período de isolamento social, em decorrência da pandemia do coronavírus, sem dúvidas, a mudança na forma de se exercitar está entre as que mais causaram preocupação.

Quem estava acostumado a frequentar academias diariamente se viu sem alternativas e recorreu aos treinos em casa. Já outras pessoas que não eram adeptas à prática de atividade física passaram a enxergá-la como uma forma de passar o tempo livre em casa. 

Ocorre que mesmo depois da retomada gradual de academias e ginásios esportivos, os exercícios em casa ainda estão ganhando espaço na rotina de muita gente. Otimização de tempo, diminuição de gastos com mensalidade de academias e mudança no estilo de vida estão entre as características que mais chamam atenção de quem recorre a esse tipo de prática esportiva.

Mas, afinal, é possível emagrecer praticando atividade física em casa? Segundo o preparador físico Willian Oliveira, com uma dieta equilibrada e um plano específico de exercícios, a perda de peso é garantida. 

"Com um treino de 30 a 45 minutos diários, mais o controle das calorias ingeridas, conseguimos ter uma ótima perda de peso e melhora no condicionamento cardiovascular. Mas, para isso, é preciso ter a orientação de profissionais capacitados, que vão saber indicar o treino específico", comenta.

Outro ponto é que algumas pessoas sentem dificuldade de ter disposição para treinar em casa, já que o cansaço diário e a falta de tempo podem desmotivar. Nesse caso, a personal trainer Vanessa Furstenberger indica a importância de estabelecer uma rotina de horários, preparar um lugar específico para os treinos e acompanhar de perto as mudanças corporais. 

Uma dica é recorrer às plataformas de treino online, que oferecem um plano de treinamento otimizado sem sair de casa.  A Queima Diária, por exemplo, é uma das mais famosas do ramo e conta com um programa chamado ''Queima ao Vivo'' no qual os alunos acompanham os exercícios em tempo real.

Aprenda 3 séries curtas para fazer em casa

SÉRIES CURTAS

20 minutos

Trote 5 minutos e faça 25 metros de skipping para frente (corrida elevando os joelhos) e 25 metros para trás (levando os pés em direção ao glúteo). Depois, corra mais 5 minutos, sempre aumentando a intensidade progressivamente, até que fique muito difícil manter o ritmo, ou seja, quando você estiver muito próximo de seu limite máximo. Mantenha essa intensidade por outros 5 minutos ou ainda tente aumentar um pouquinho mais e volte progressivamente ao ritmo normal de rodagem, durante 5 minutos. Em pouquíssimo tempo, você já terminou sua série. Fácil, não?

30 minutos

Além dos passos já citados no treinamento anterior, basta acrescentar mais duas séries com a seguinte sequência: 30 segundos de flexão de braços, 30 segundos de agachamento e 30 segundos de abdominais, 1 minuto de prancha e 90 segundos de passadas caminhando. Acabe os minutos finais trotando suavemente até completar o tempo.

45 minutos

Prolongue por mais 10 minutos o ritmo final de rodagem do nosso primeiro treinamento, que continha apenas 20 minutos. Como o tempo aqui é bem maior, é possível adicionar ainda mais duas séries do treino anterior e finalizar com 5 minutos de alongamento de gêmeos, isquiotibiais, quadríceps, psoas, glúteos e adutores. Para isso, é de crucial importância que você mantenha por ao menos 30 segundos a posição em cada um deles.

Fonte: Lana Pessoa, treinadora da plataforma online "Queima Diária"

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade