Veja a importância de suplementar minerais antes, durante e após o treino
A concentração de minerais nos alimentos diminuiu significativamente nas últimas décadas; entenda os impactos.
Segundo o resultado da pesquisa "Magnésio na dieta de praticantes de musculação", feita pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, apenas um terço dos atletas entrevistados possuem uma probabilidade de obter mais de 70% da ingestão de magnésio adequado.
Já outro estudo, realizado pela Universidade Federal do Espírito Santo, mostra que o menor consumo de alimentos fontes de potássio e o maior consumo daqueles com alta concentração de sódio trazem impactos negativos para a saúde do corpo humano.
Nas últimas décadas, a concentração de minerais nos alimentos diminuiu significativamente em razão do processamento, da agricultura de larga escala e do empobrecimento dos solos. Diante disso, a suplementação de minerais se torna cada vez mais importante, assim como a busca por formas de tornar a dieta mais nutritiva.
A hidratação e o fornecimento de eletrólitos são aspectos que merecem uma atenção redobrada durante e após os exercícios físicos.
A nutricionista da Puravida, Alessandra Feltre, destaca que a desidratação em conjunto com a perda acentuada de eletrólitos como o sódio, o cloreto, o magnésio, o zinco e o potássio, é comum durante a prática de atividade física.
"Se os nutrientes não forem recuperados de forma adequada pelo organismo, podem prejudicar o desempenho esportivo e até a saúde. Por isso é preciso buscar alternativas saudáveis para a hidratação e reposição de vitaminas e minerais nos treinos e competições esportivas", explica.
Alessandra indica o Hydra Energy, bebida isotônica da Puravida que é livre de açúcar, maltodextrina, corantes artificiais, calorias vazias e aditivos desnecessários.
"Em apenas uma dose é possível ingerir elementos imprescindíveis durante o treino como eletrólitos, minerais, vitaminas, aminoácidos, além de cafeína, que melhora o desempenho físico, e a palatinose, um carboidrato inteligente extraído da beterraba, que fornece energia de forma equilibrada e saudável", conta.
Seja durante a atividade física ou após, os eletrólitos, as vitaminas do complexo B, os aminoácidos e os carboidratos desempenham papeis importantes em suprir as necessidades dos atletas.
Água
A ingestão de água é fundamental para que o desempenho de resistência, de potência e de força não sejam prejudicados. O ideal é bebê-la em pequenas quantidades antes e durante o treino, de preferência, antes de sentir sede.
Eletrólitos e minerais
Na transpiração, são perdidos eletrólitos como o sódio, o cloreto, o fosfato e o potássio, e minerais como zinco, cálcio e o magnésio.
Eles são essenciais para as funções motoras das células durante a performance física, pois podem ajudar, por exemplo, na regulação do equilíbrio hídrico, na produção de sucos digestivos e na prevenção de câimbras musculares.
Vitaminas do complexo B
As vitaminas do complexo B podem auxiliar na geração de energia e no aumento do metabolismo celular.
Aminoácidos
Os aminoácidos são responsáveis por melhorar a função muscular e ajudar na prevenção da sensação de cansaço.
Carboidratos
Os carboidratos simples costumam oferecer alta carga glicêmica ao organismo, proporcionando uma energia instantânea.
Já os complexos, que oferecem de média a baixas cargas glicêmicas, são capazes de fornecer uma energia mais gradual e sustentada, ideal para atividades como corrida e natação.