PUBLICIDADE

Proteja seus fios: dicas para cuidar do cabelo durante a corrida de rua

Profissional explica o que fazer para proteger os fios contra o sol, a poluição e o suor durante a atividade

12 jun 2024 - 19h24
(atualizado em 18/6/2024 às 01h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Saiba o que fazer para proteger os seus cabelos durante a corrida |
Saiba o que fazer para proteger os seus cabelos durante a corrida |
Foto: freepik/Freepik / Boa Forma

A corrida de rua é uma modalidade que vem conquistado cada vez mais o coração de pessoas que buscam ter um estilo de vida mais ativo e saudável. Além de dicas para melhorar do desempenho e vestimentas adequadas, esse esporte também exige cuidados especiais com os fios, uma vez que fatores como a transpiração, a exposição solar e a poluição podem afetar a saúde capilar.

A seguir, a  Marisa Russo, coordenadora técnica da Yamá Cosméticos, soluciona algumas dúvidas sobre os cuidados com o cabelo antes e depois dos treinos. Confira!

Como cuidar do cabelo antes de correr?

Segundo a profissional, antes de começar a correr, o primeiro passo é aplicar um protetor solar capilar. "Na corrida de rua, principalmente em longas distâncias, os cabelos ficam expostos aos raios solares, além da própria poluição. Por isso, é importante escolher um leave-in com filtro solar", orienta.

Ela afirma que esse produto pode contribuir também para a proteção contra as partículas de poeira e fuligem, mantendo os fios mais limpos.

O boné é um acessório indicado para os dias de muito sol. No entanto, Marisa diz que ele não deve ser utilizado por muito tempo e nem com o tecido úmido, pois isso pode favorecer a proliferação de fungos que podem provocar dermatites no couro cabeludo e enfraquecer os fios.

"Hidrate-se bem durante o dia, pois isso reflete na saúde do corpo inteiro, inclusive nos cabelos. E outra dica é não apertar demais os penteados, seja trança, coque ou rabo de cavalo, evite puxar demais os fios para não causar uma alopecia por tração. Vale lembrar que um óleo capilar na bolsa também pode salvar a vida nos dias de tempo mais seco", completa ela.

E depois?

Após o treino, é indispensável tomar um banho para higienizar a pele e remover o excesso de suor. Mas, será que é realmente necessário sempre lavar os cabelos depois da corrida de rua?

"Há muitas pessoas acostumadas a lavar os cabelos todos os dias, sobretudo se a raiz é muito oleosa. Com a temperatura da água mais baixa e usando produtos certos, não há problema. No entanto, também não tem problema lavar um dia sim e um dia não, a oleosidade não se acumula tanto assim em apenas um dia", destaca Russo.

Se você tem os fios secos ou mistos, saiba que também não há a necessidade de lavá-los diariamente.

"Caso queira fazer isso, uma dica para esse tipo de cabelo é utilizar a  técnica de co-wash, ou lavagem com o condicionador, que remove a oleosidade da raiz de um jeito mais delicado e sem agredir as pontas", compartilha.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade