O que é gengitive e como se manifesta? Dentista tira dúvidas

A gengivite é a inflamação da gengiva e costuma causar dor em atividades cotidianas, como mastigar ou escovar os dentes

31 jul 2020
10h00
  • separator
O que é gengitive e como ela se manifesta? Especialista tira dúvidas
O que é gengitive e como ela se manifesta? Especialista tira dúvidas
Foto: Pexels

A gengivite é a inflamação da gengiva e costuma causar dor em atividades cotidianas, como mastigar ou escovar os dentes. Para entender melhor o problema, conversamos com Paulo Zahr, dentista e Presidente da OdontoCompany, que tirou as principais dúvidas.

Como a gengivite se manifesta?
Os principais sintomas são o inchaço e a vermelhidão das gengivas, assim como o sangramento e a dor ou incômodo.

Quem pode apresentar a gengivite? Existe um grupo mais propenso a tê-la?
Qualquer pessoa pode ter gengivite, mas consultas preventivas e uma higiene bucal adequada diminuem as chances de ter o problema.

Como é o tratamento e por quanto tempo ele dura?
Casos mais simples podem ser revertidos ao se eliminar o tártaro e a placa bacteriana que causam a inflamação.  O problema é que muitas pessoas não dão importância para a gengivite; por isso, a doença, frequentemente, avança para a periodontite — quadro infeccioso caracterizado pelo mau hálito, surgimento de bolsas de pus no tecido, sangramentos, sensibilidade e gengivas retraídas. Pode, ainda, provocar o amolecimento dos dentes, levando à sua perda.

O que fazer quando a gengivite se agrava?
Nesse caso, o tratamento inclui, além da raspagem, uma técnica chamada de alisamento radicular — que é feita na raiz dentária para diminuir a inflamação e também para garantir uma melhor cicatrização na região. É preciso ficar atentos pois a periodontite é um estágio avançado da gengivite. É uma condição mais séria, pois a infecção ocorre nos tecidos que fazem a sustentação e fixação dentária. Caso não tratada, a doença pode levar à perda do dente.

Como evitar a gengivite? Existem métodos caseiros que previnem ou tratam a doença?
Sim, mudanças na rotina e hábitos de higiene ajudam a prevenir a doença, mas o ideal, para quem já tem o problema, é procurar um dentista de confiança para realizar o tratamento para depois seguir as dicas abaixo:

1. Escovar os dentes corretamente
2. Utilizar uma escova elétrica
3. Usar o fio dental diariamente
4. Ter uma escova ou pasta de dentes na bolsa
5. Consumir alimentos com vitamina C
6. Fazer limpeza profissional a cada 6 meses

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade