PUBLICIDADE
Logo do

Procedimentos

Entenda a diferença entre pivô, coroa e jaqueta

Técnicas devem ser adotadas de acordo com o comprometimento da dentição

25 fev 2021 10h00
Publicidade
Foto: Pexels

Restauração dentária nada mais é do que fazer uma reconstrução do dente. É preciso ficar atento: escolher o método errado de reparo pode piorar a situação e ocasionar diversos outros problemas dentários. Por isso, conhecê-los é muito importante.

Você sabe a diferença entre pivô, coroa e jaqueta? As três técnicas têm o objetivo de restaurar a aparência dos dentes, porém, devem ser adotadas de acordo com o comprometimento da dentição. Descubra, abaixo, as características de cada procedimento:

Coroa
Além de ser o termo utilizado para identificar a parte do dente que fica exposta na boca, também é uma espécie de prótese. A peça, que se assemelha muito ao dente natural, costuma ser feita de cerâmica ou resina e ter sua estrutura interna preenchida com zircônia ou metal. A coroa também pode ser aplicada parcialmente em dentes que não estão totalmente danificados.

Pivô
Este tipo de prótese é utilizado quando a raiz do dente ainda pode ser preservada. Após o tratamento de canal, um pino é inserido no interior da raiz para sustentar o substituto do dente. Geralmente, essa pequena estrutura de sustentação é fabricada em fibra de carbono, fibra de vidro ou liga metálica fundida. A parte superior do dente natural, que foi danificada, é removida e substituída por uma coroa artificial.

Caso a raiz não esteja em boa condição, o dente é completamente extraído e substituído. Essa técnica é chamada de implante dentário, onde a prótese é instalada em um pino de titânio.

Jaqueta
Apesar da diferença de nomes, o procedimento é o mesmo que o da coroa. Tanto que o termo já não é mais usado. Essa nomenclatura foi criada para que houvesse diferenciação entre coroa total e coroa parcial. Nesse caso, a jaqueta envolve o dente por completo.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Publicidade