Dentes de leite: quando e em que ordem nascem?

18 ago 2017
11h00
atualizado às 16h43

Quando começam a nascer os primeiros dentes do meu bebê? Em que ordem eles aparecem? Essas são algumas das principais questões dos pais após os primeiros meses de vida de um filho. Ainda que muitos busquem um manual sobre o desenvolvimento dos pequenos, algumas respostas não são definitivas.

A idade em que aparece o primeiro dente de leite é bastante variável, embora se possa dizer que o processo de dentição normalmente começa entre o sexto e o oitavo mês de vida, e que costuma terminar entre o 20 e 30 mês.

Estes dentes são muito importantes para o desenvolvimento dos bebês, porque eles ajudam a executar várias funções como a mastigação e a fonética.

Foto: Thinkstock

Entretanto, uma das funções mais importantes dos dentes de leite é conservar um espaço na arcada dentária para a erupção dos dentes permanentes.

Os primeiros dentes de leite que costumam nascer são incisivos centrais da mandíbula inferior, que geralmente são seguidos pelos incisivos centrais superiores.

Se você deseja acompanhar com cuidado essa etapa da vida do bebê, é importante ficar atento às recomendações de associações nacionais e internacionais de pediatria.

A recomendação dos pediatras era fazer o primeiro check-up dental quando a primeira dentição estivesse completa.  No entanto, a presença de cárie em pré-escolares e ocorrência de problemas dentais em crianças com menos de três anos levaram especialistas a mudar a recomendação. Atualmente, se indica que a primeira visita do bebé ao dentista ocorra aos 12 meses de vida.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade