Por quanto tempo é preciso utilizar o aparelho de contenção?

Ideal seria utilizar o aparelho móvel durante o dobro de tempo em que foi feito o tratamento com aparelho fixo

20 mai 2017
17h20
atualizado em 22/5/2017 às 08h00
  • separator
  • comentários

Quem já realizou um tratamento ortodôntico sabe com é sentir aquela alegria no dia de retirar o aparelho fixo. Mas, em geral, logo após essa etapa, um outro tipo de aparelho entra em cena: o de contenção. Ele serve para manter o alinhamento dos dentes, impedindo que eles voltem a entortar após o fim do tratamento.

Foto: Shutterstock.com/GemaIbarra

Nessa fase, muitos pacientes ficam ansiosos para saber por quanto tempo terão de usar esse novo aparelho. Apesar de não haver um consenso entre os ortodontistas, em teoria, ambos os aparelhos de contenção (superior e inferior) deveriam ser usados por pelo menos o dobro do tempo em que o aparelho fixo foi usado. Por exemplo: se a pessoa usou aparelho fixo por 24 ou 36 meses, os aparelhos de contenção precisariam ser utilizados durante 4 a 6 anos. Mas, na prática, os especialistas afirmam que o ideal é não removê-los mais, usando-os por tempo indeterminado.

Já em relação ao tempo de uso diário, as indicações variam de acordo com cada caso. A recomendação mais frequente é que o aparelho de contenção seja usado 24 horas por dia durante os seis primeiros meses, sendo removidos apenas na hora de escovar os dentes ou se alimentar. Depois desse período, o tempo de uso é reduzido aos poucos, até que o paciente passe a usá-lo apenas para dormir.

FF

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade