Morango do Amor pode causar fraturas no dente, alerta o Conselho de odontologia
Doce popularizou nas redes sociais, mas pode causar riscos à saúde bucal
Conselho Federal de Odontologia alerta que o Morango do Amor, doce popular nas redes sociais, pode causar danos dentários, incluindo fraturas, especialmente devido ao caramelo duro, além de aumentar o risco de cáries.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) alertou nesta segunda-feira, 28, sobre os riscos do Morango do Amor. O doce se popularizou nas redes sociais, mas pode causar riscos à saúde bucal, segundo o órgão.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O Morango do Amor, inspirado na Maçã do Amor, é uma guloseima onde a fruta está envolvida em brigadeiro branco e caramelo com pigmento vermelho. A “febre” começou no Tik Tok, aos poucos a receita conquistou internautas até chegar em docerias de todas as partes do país. No entanto, nos vídeos onde os curiosos testam e provam o doce, há um azarado mordendo e danificando os dentes.
Um erro de cálculo no momento da produção do caramelo, que forma a casquinha crocante do doce, é o que tem causado a dor de cabeça. Esse quadro fica ainda mais sensível em caso de haver restaurações extensas, especialmente nos dentes da frente, sendo necessário cuidado redobrado, segundo a pasta.
"Escolha partes mais finas do caramelo na hora de realizar a mordida com os dentes incisivos. Durante a mastigação, use os molares, que são mais fortes e possuem a função de triturar os alimentos. O ideal, no entanto, é usar uma faca para partir a casquinha caramelada e colocar pedaços pequenos dentro da boca, de forma que sejam minimizados os riscos", esclarece o comunicado.
O alerta vale também para quem possui facetas e próteses. “Dependendo do acidente, é possível haver danos irreversíveis aos dispositivos, que podem ser arrancados da boca por ficarem grudados”, diz o comunicado.
Além do possível danos, também alerta sobre as cáries causadas pela ingestão de açúcares e carboidratos. O ideal é a escovação e higienização com fio dental logo após o consumo. Em casos de acidente, a conselheira do Conselho Federal de Odontologia, Bianca Zambiasi, orienta que é importante que o paciente busque um consultório odontológico de forma imediata.
“É fundamental reforçar que pacientes com aparelhos ortodônticos, lentes, facetas e próteses em geral, não devem ingerir alimentos duros e pegajosos. Os demais pacientes também não estão isentos do risco de acidentes e devem tomar cuidados na mordida e mastigação. E, havendo acidentes, devem procurar pelo cirurgião-dentista o quanto antes, para que seja realizado o atendimento de urgência”, pontua.