Sem sorriso frouxo! Dentista tira dúvidas sobre dentadura

A dentadura é uma realidade para muitos pacientes dentais e sua manutenção pode gerar dúvidas. Leia nossa entrevista e saiba tudo!

4 set 2020
10h00
  • separator
Foto: Unplash

A dentadura é uma realidade para muitos pacientes dentais e sua manutenção pode gerar dúvidas. Como higienizá-la? Qual periodicidade uma pessoa com prótese precisa visitar o dentista? Para tirar essas e outras dúvidas conversamos com Paulo Zahr,  presidente da OdontoCompany. Confira:

Quais os tipos de próteses dentárias?
Existem basicamente dois tipos, que podem ser indicados para perdas parciais ou total dos dentes. A prótese removível, quando o paciente tem a opção de retirar a prótese para higienização, e a prótese fixa, que é uma estrutura é fixada ou encaixada em implantes ou dentes naturais. 

Em quais casos cada prótese é indicada? 
Durante muito tempo, as dentaduras foram as melhores opções de tratamento para quem sofria com perda de um ou mais dentes. Embora a prótese dentária móvel seja eficiente e cumpra bem as funções, hoje já existem outras opções, como a removível, que oferecem mais conforto e segurança ao paciente. Há dois casos principais que implicam o uso da prótese fixa para quem perdeu os dentes. O primeiro é quando o paciente já usa dentadura e deseja torná-la irremovível. O segundo é quando a pessoa está prestes a perder toda a dentição e precisa restaurar grande parte da arcada.

Como fazer a manutenção da dentadura?
Quem usa a fixa, precisa retirar e limpar depois de cada refeição, higienizando a parte interna e externa. Já os cuidados com prótese fixa devem ser os mesmos de um paciente que tem todos os dentes saudáveis. A escovação deve ser feita de 3 a 4 vezes durante o dia e o fio dental deve ser usado diariamente. Complementar a limpeza com o uso de um enxaguante bucal também ajuda a manter a boca livre de bactérias e suas gengivas saudáveis (nos dois casos).

Os cuidados de uma dentadura são os mesmos dos dentes naturais?
Sim, os cuidados acima são os recomendados,  porém é preciso remover a dentadura convencional para limpar adequadamente - o que pode ser um inconveniente dependendo da situação.

Qual periodicidade uma pessoa com dentadura deve ir ao dentista?
É necessário consultar o dentista a cada 6 meses, pois durante as visitas ele vai avaliar sua saúde bucal e verificar se está tudo certo com as próteses.

Quais as principais doenças bucais uma pessoa com prótese pode ter?
Podem ocorrer problemas como o mau hálito, o acúmulo de placa bacteriana e até a periimplantite, uma infecção nos tecidos orais que leva, em último caso, à perda da peça, por isso recomendamos redobrar o cuidado com a higiene bucal.
 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade