Dieta e saúde bucal em crianças: o que você precisa saber

23 nov 2017
11h00

Desde pequenos somos ensinados que dentes fortes e saudáveis são resultado de uma correta higiene bucal. Entretanto, estes não são os únicos fatores que determinam a saúde bucal, também é importante manter uma dieta equilibrada para garantir que as crianças desenvolvam dentes fortes resistentes.

Há muitas recomendações sobre o melhor momento para introduzir certos alimentos na dieta da crianças e sobre aqueles que devem ser proibidos, como o consumo de açúcar. No entanto, é importante ter em mente que proibir é pior do que ensinar a consumir com moderação.

De acordo com a dentista pediátrica Dr. Martha Basso, ex-diretora do Curso de Especialização em Odontopediatria da Faculdade de Medicina da Universidad del Salvador, na Argentina, a primeira recomendação é que que a criança se alimente exclusivamente do leite materno até os seis meses.

Foto: Thinkstock

Após este período, os açúcares podem ser introduzidos, principalmente aqueles naturais das frutas, mas com moderação. Além disso, eles só devem ser consumidos junto com as principais refeições do dia.

"Isto é devido ao fato de que a frequência na ingestão de açúcares favorece sua permanência na cavidade oral. Durante as quatro refeições principais, a boca recebe não só o açúcar, mas também proteínas e lipídios, alimentos com consistência diferente e que fazem o fluxo salivar aumentar consideravelmente", explica a especialista.

Os alimentos recomendados para consumir em outros momentos do dia são petiscos saudáveis, como queijo, nozes, amêndoas, avelãs, azeitonas, cenouras, aipo e maçãs.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade