Cachorro tem cárie? Os cuidados com a boquinha do seu cão
Para saber se está tudo bem com seu bichinho de estimação, marque uma consulta com o veterinário especializado
Assim como os humanos, cães e gatos precisam de cuidados com os dentes. Segundo a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV), a periodontite – doença de gengiva – está entre os problemas mais enfrentados pelos bichinhos. Fraturas, tártaro e mau hálito também estão na lista de doenças bucais que atingem os animais.
Embora em uma frequência menor que nos humanos, cachorros também possuem cáries. Para saber se está tudo bem com seu bichinho de estimação, marque uma consulta com o veterinário especializado em odontologia, no mínimo, uma vez por ano. Além disso, especialistas recomendam escovar os dentes do seu pet, sobretudo cachorros, uma vez ao dia. Utilize escovas e pastas de dentes próprias para cães e gatos.
Além disso, é importante ficar atento à doença periodontal. Causada pelo acúmulo de tártaro, afeta as gengivas e causa mau hálito. Praticamente todos os cães acima de oito anos de idade sofrem com isso. O maior perigo da doença periodontal é a migração de micro-organismos para o sangue, que causa sérios danos em rins, fígado, articulações e pode até matar.
A frequência da limpeza de tártaro depende de cada animal e raça. Alguns precisam fazer anualmente a partir dos três anos de idade, outros a cada três anos. O procedimento começa com anestesia geral, raspagem de todo tártaro e placa bacteriana. Depois é preciso deixar as raízes que ficaram expostas pela doença lisinhas, extrair os dentes comprometidos e fazer polimento.