Saiba mais sobre o carvão ativado, aliado dos dentes brancos

Vira e mexe surge uma nova moda para deixar os dentes mais brancos que, muitas vezes, colocam em risco a saúde as pessoas

11 dez 2020
16h00
  • separator
Foto: Unplash

Vira e mexe surge uma nova moda para deixar os dentes mais brancos que, muitas vezes, colocam em risco a saúde as pessoas. O desejo por dentes mais brancos faz com que as pessoas busquem receitas para clareamento fora do consultório odontológico – o exemplo mais atual é o carvão ativado.

O carvão ativado é obtido através da queima controlada de madeira, ossos bovinos e restos de cortiça. Ele material é muito utilizado em filtros de ar. Além disso, seu uso é recomendado após a ingestão de substâncias tóxicas e para remoção de mau cheiro na geladeira.

Mas a pergunta que não quer calar é: será que funciona como branqueador de dentes? O carvão ativado é duro, de coloração preta e formado por pequenas pedrinhas de carbono. Se usado diretamente nos dentes, seu efeito altamente abrasivo pode danificar permanentemente o esmalte dental.

Contudo, o carvão ativado possui vantagens. Entre as suas propriedades estão a capacidade de absorver resíduos e remover de forma gradativa possíveis manchas.

Vale lembrar que o carvão ativado deve ser utilizado somente em produtos aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e nunca diretamente nos dentes. Se usado corretamente, o carvão ativado ajuda a tirar manchas superficiais como as de café, vinho e sucos pigmentados, deixando o sorriso mais claro. Em caso de dúvida, consulte seu dentista de confiança.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade