Homens ou mulheres: quem cuida melhor da saúde bucal?

5 jul 2017
08h00

Eles cuidam menos dos dentes, mas elas são as que mais sofrem com problemas dentais. Durante anos, especialistas de diferentes países analisaram os hábitos de higiene bucal de homens e mulheres e concluíram que existe este paradoxo quando o assunto é saúde bucal entre sexos.

A explicação para o fenômeno se deve principalmente pelas grandes oscilações hormonais que as mulheres sofrem ao longo da vida, como o período de menstruação e da menopausa. Além disso, durante a gestação, a mulher fica mais suscetível a outras doenças bucais pelo aumento da progesterona, como a gengivite e o granuloma.

Foto: Shutterstock.com

E as diferenças só aumentam com o passar dos anos. Durante a terceira idade, ambos sexos sofrem com uma redução na salivação, mas este problema afeta as mulheres duas vezes mais que os homens. Este problema favorece a proliferação de bactérias e produz um desequilíbrio dos microrganismos da boca. O resultado é uma maior propensão a caries, periodontite, mal hálito, entre outro.

Paradoxalmente, estudos mostraram que as mulheres são mais pró ativas que os homens nos cuidados com a higiene bucal. Elas escovam os dentes com mais cuidado, usam mais o fio dental e visitam o dentista com mais frequência que os homens.

Fonte: J.S. Conteúdo

compartilhe

publicidade
publicidade