PUBLICIDADE

Truques não curam, mas ajudam a disfarçar o mau hálito

22 jul 2014 - 08h00
(atualizado às 09h57)
Compartilhar

O mau hálito pode ser causado por inúmeros motivos que vão, desde uma higiene bucal precária, até problemas estomacais e o consumo de remédios fortes. Para uma halitose de causa superficial ou momentânea, existem alguns truques que podem ser utilizados para disfarçar o cheiro ruim da boca. 

A cirurgiã- dentista e coordenadora do Centro de Excelência no Tratamento de Halitose (CETH), do Espírito Santo, Mariana Pereira Alves, listou cinco truques que não curam, mas disfarçam o mau hálito. 

De limão ou de hortelã? Veja sucos que previnem o mau hálito

Raspar língua é maneira eficaz de dar adeus ao mau hálito

Eliminar restos de comida da língua melhora o mau hálito

Mastigue chicletes ou balas de sabor forte ou de menta

Essa prática não cura o mau hálito, mas pode "mascarar o odor", pois a goma aromatizada possui um cheiro mais forte do que o cheiro do hálito do paciente. Outra vantagem é que mascar chicletes faz com que o fluxo salivar seja estimulado.

Evite intervalos maiores de 3 a 4 horas sem comer

Longos intervalos sem comer levam a hipoglicemia (queda de açúcar no sangue). Essa queda faz o organismo queimar triglicerídeos depositados (gorduras) com a finalidade de preservar a glicose que já está atingindo concentrações baixas. Quando as tais gorduras começam a ser utilizadas para a produção de energia, surgem os ácidos graxos. Durante as trocas gasosas no pulmão, essas substâncias escapam e comprometem a qualidade do hálito, pois possuem um odor desagradável de manteiga rançosa.

Evite o estresse do dia a dia

O estresse provoca uma diminuição do fluxo salivar, que favorece a formação da saburra língua (massa esbranquiçada no fundo da língua), uma das principais causas do mau hálito.

Evite alguns alimentos gordurosos, carne, queijo, cebola, alho, azeitonas, ovos, condimentos, maionese, presunto, mortadela, café e salame

Esses alimentos produzem ácidos graxos no sistema gastrointestinal que passam a corrente sanguínea e são excretados pela respiração, provocando halitose.

Beba bastante água

Beber água ajuda, pois evita a desidratação e consequentemente a redução do fluxo salivar, que também favorece a formação da saburra lingual – camada esbranquiçada formada por bactérias que fica no fundo da língua e exala odores.

Apesar das dicas, Marina ressalta que nada substitui as visitas frequentes ao dentista e uma higiene adequada para combater os problemas bucais. Embora 90% dos casos de mau hálito terem origem na boca, é fundamental saber a verdadeira causa para que o tratamento seja feito de forma rápida e eficiente. 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade