PUBLICIDADE

Aparelho ortodôntico pode causar mau hálito

10 mai 2013 - 07h10
(atualizado às 09h17)
Compartilhar

Em quase 90% dos casos, a halitose tem origem bucal, ou seja, ocorre por descuido da higiene, pouca salivação, entre muitas outras causas. Uma delas, muito comum, é o uso do aparelho ortodôntico.  

Em quase 90% dos casos, a halitose tem origem bucal
Em quase 90% dos casos, a halitose tem origem bucal
Foto: Shutterstock

Em uma pesquisa feita pela ABHA (Associação Brasileira de Halitose) com 254 jovens de 12 a 19 anos, 37% dos adolescentes apresentavam ou já tiveram problemas de halitose. Dentre eles, 21% contaram que o mau hálito começou logo após o início do uso do aparelho ortodôntico. “O uso de aparelhos ortodônticos dificulta mais a higienização e descamam a mucosa bucal, já essa descamação pode também estar relacionada a uma respiração pela boca, uma vez que nesse estágio há muitos relatos de má oclusão”, afirma o dentista Marcos Moura, presidente ABHA.

O aparelho fixo – entre braquetes, arcos, bandas – cria muito mais áreas propensas a acumular biofilme bacteriano – maior causador de cárie, doenças periodontais e halitose. “O ideal é fazer o tratamento ortodôntico junto com o clínico para que o dentista possa fazer limpezas periódicas e evitar o acúmulo de alimentos no aparelho e a formação de biofilme nos dentes”, diz o cirurgião-dentista Milton Sabino Fernandes.

Segundo a dentista Edmália Barreto, especialista em halitose da clínica Halito Clean, outra causa que deve ser observada com maior cuidado pelos ortodontistas é a saburra lingual – camada branca formada na parte de trás da língua que exala odor – que pode se formar em maior quantidade, devido à descamação causada pelo aparelho nas mucosas jugais (parte interna da bochecha). “Se o paciente for um respirador bucal, a saliva vai diminuir, causando o ressecamento bucal e mais descamação epitelial, inclusive aumentando a possibilidade de formação de aftas”, explica Barreto.

Ferramentas essenciais

Fazer a higiene bucal com aparelho fixo é bem diferente. Além de escova, fio dental e limpador de língua, é preciso lançar mão de mais alguns itens que vão facilitar a limpeza correta de dentes e aparelhos. “Tenha sempre uma escova com cerdas macias, uma escova interdental do tipo unitufo, um passa fio – que é uma espécie de agulha plástica que serve para guiar o fio dental na passagem entre os dentes por baixo do fio ortodôntico, fio dental e limpador de língua”, indica Sabino.

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade