PUBLICIDADE

RJ: Rede estadual tem só 2 hospitais com vagas para covid-19

Na rede pública como um todo, mais de 300 pacientes suspeitos ou confirmados de coronavírus aguardam transferência para UTIs, segundo a Secretaria Estadual de Saúde

4 mai 2020 - 15h32
(atualizado às 15h48)
Compartilhar
Exibir comentários

RIO - A rede estadual de saúde do Rio está com praticamente todos os leitos destinados ao tratamento da covid-19 ocupados. Os dois únicos hospitais do Estado que ainda conseguem receber pacientes são o Zilda Arns, em Volta Redonda, e o Hospital de Campanha Lagoa-Barra, na zona sul do Rio. Principal foco do novo coronavírus no estado, a capital fluminense está em situação crítica, com 98% de suas vagas de UTI da rede municipal ocupadas.

Vista do Hospital Municipal Salgado Filho no Rio de Janeiro (RJ)
Vista do Hospital Municipal Salgado Filho no Rio de Janeiro (RJ)
Foto: Marcos Vidal / Futura Press

"Com exceção do Hospital Regional Zilda Arns (cujas taxas de ocupação são de 85% na enfermaria e 86% na UTI) e do Hospital de Campanha Lagoa-Barra (onde há 60 pacientes internados, 42 em leitos de UTI) —, a secretaria esclarece que todos os outros leitos destinados para a covid estão ocupados e que há rotatividade de vagas ocasionadas por altas, óbitos, além de reservas técnicas de leitos para pacientes já internados que possam agravar o quadro clínico, necessitando de UTIs", informou em nota a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

"No total, em toda a rede pública, 363 suspeitos ou confirmados de coronavírus aguardam transferência para UTIs, que podem ser regulados para as diferentes redes, seja ela municipal, estadual ou federal", complementou a SES.

Considerando o número total de leitos no estado - incluído aí os para tratamento de outras enfermidades -, a secretaria declarou que, atualmente, a taxa de ocupação é de 74% em leitos de enfermaria e 84% em leitos de UTI. Ao todo, 2.266 pacientes estão internados na rede estadual.

Ainda de acordo com a secretaria estadual, até o momento 739 novos leitos para tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19 foram abertos em todo o estado. Desse total, 587 são em hospitais de referência, sendo 299 UTIs e 288 enfermarias. Além dessas unidades destinadas, há ainda 152 leitos para o tratamento da covid em áreas isoladas de outras unidades estaduais.

Veja mais:

'Não é gripezinha': o que dizem os curados do coronavírus:
Por que usar máscara contra a covid-19? Médico responde:
O drama das periferias brasileiras em meio à pandemia:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade