PUBLICIDADE

Pular corda para emagrecer

A corda é um exercício eficaz, que pode ser feito quase em qualquer lugar e custa muito pouco

17 dez 2020 - 10h43
Compartilhar
Exibir comentários

À primeira vista, pular corda pode ser uma atividade subestimada. O exercício é simples, não requer habilidades específicas e seu custo é bem menor do que o de outros materiais de ginástica disponíveis nas lojas especializadas. Porém, não se deixe enganar pelas aparências, essa é uma atividade aeróbica bastante completa e de queima calórica alta. 

"Na primeira versão que apresentei do quadro 'Medida Certa', comentei que pular corda era uma das atividades aeróbicas que mais queimava calorias e ajudava no emagrecimento. Virou uma febre e logo as cordas esgotaram nas lojas. Essa é uma alternativa eficiente para quem não tem muito tempo ou espaço para fazer exercícios, além de necessitar de um investimento bem pequeno", conta Marcio Atalla.

Pular corda

A corda tem inúmeras vantagens. Se te falta tempo, espaço e dinheiro ou você está sempre se deslocando, o acessório pode ser guardado em qualquer cantinho (inclusive, na mala de viagem), não requer montagem e seu uso não tem segredos. 

"Ao decidir fazer atividade física, algumas pessoas miram nos equipamentos mais elaborados (e caros). Não raramente, eles acabam parados, virando um cabide de luxo", diz o educador físico. 

Como se isso não fosse o suficiente para ao menos dar uma chance para a atividade, pular corda ainda ajuda bastante no emagrecimento, ao promover a queima de gordura, e ajuda a tornear as pernas e bumbum. 

"Uma estratégia é variar o estímulo. Por exemplo, pulando a corda rápido por 30 segundos e passando o minuto seguinte andando no lugar. Ou pode fazer um treino mais contínuo, por cinco ou dez minutos. O tempo dedicado à prática não precisa ser elevado para obter os resultados", exemplifica Atalla. 

Uma atividade física é balizada por três critérios: duração, intensidade e frequência. Pular corda é um exercício intenso, portanto, sua duração pode ser curta. 

Vantagens da corda

• Muito barato;

• O exercício pode ser feito em qualquer lugar;

• Com pouco treino, é possível desenvolver uma técnica boa;

• Fortalece e tonifica os membros inferiores;

• Melhora a condição cardiorespiratória; 

• Gasto calórico elevado em um tempo pequeno de execução. 

Cuidados para ter em mente ao decidir pular corda

• Calce um tênis adequado, isto é, com um bom sistema de amortecimento;

• Escolha um piso menos duro. Entre cimento e grama, a segunda é a melhor opção;

• Não pule muito alto, isso causa mais impacto que o necessário e pode ocasionar lesões. 

Foto: Marcio Atalla
Pular corda para emagrecer:
Marcio Atalla Marcio Atalla
Compartilhar
Publicidade
Publicidade