0

Pros e contras da glucosamina

5 nov 2018
13h11
  • separator
  • comentários

Alguns estudos mostram que a glucosamina alivia os sintomas de osteoartrite de joelho leve a moderada e, pode ajudar para outras articulações também. Ela é um composto químico natural do corpo e, também vem na forma de suplemento. A glucosamina ajuda o corpo a manter a saúde da cartilagem (o tecido â??borrachudoâ? que amortece os ossos nas articulações). Conforme ficamos mais velhos, os níveis desse composto caem o que leva a uma quebra gradual das articulações. Alguns estudos mostram que o sulfato de glucosamina pode combater esse efeito, apesar dos especialistas não terem certeza de como isso ocorre.

Algumas pessoas a usam para tentar tratar a artrite reumatoide e outras condições, como doença inflamatória intestinal, asma, alergias, insuficiência venosa crônica, lesões esportivas, problemas de articulações temporomandibulares e dor lombar de longo prazo. Até agora, não existem evidências científicas suficientes que corroborem isso. Na maioria dos estudos tratando osteoartrite, a dose típica é de 500mg de sulfato de glucosamina, 3xdia. Pergunte ao médico o que ele recomenda para você. Alguns sugerem que tome a suplementação com refeições para evitar desconforto gástrico.

Apesar dos suplementos de sulfato de glucosamina normalmente serem fabricados das conchas de ostras, normalmente não existem fontes naturais alimentícias de glucosamina. No geral, ela parece ser um suplemento seguro. Efeitos colaterais normalmente são leves e normalmente ocorrem em altas doses. Se você tem uma alergia a frutos do mar, evite o consumo de glucosamina caso tenha uma reação. Além disso, pergunte ao médico se pode tomá-la caso tenha diabetes, doença renal, doença cardíaca, desordens de sangramento ou hipertensão. Ela também não é recomendada para crianças e mulheres que estão grávidas ou amamentando porque não existem evidências suficientes mostrando sua segurança nesses grupos. 

Referência

http://www.webmd.com/vitamins-and-supplements/lifestyle-guide-11/supplement-guide-glucosamine?ecd=wnl_art_030116&ctr=wnl-art-030116_nsl-promo-2_title&mb=voAu2w9N73u3p993LPWFqRXFE73IOX1c0OaTzBd4F8E%3d

 

Estadão Conteúdo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade