PUBLICIDADE

Por que precisamos ingerir carboidrato?

Costumamos pensar que carboidrato é o vilão de nossa alimentação, passando por dietas low carb para emagrecer. Mas e se eu te disser que

6 mai 2021 14h37
ver comentários
Publicidade

Como estocamos energia dentro do corpo?

Antes de mais nada, é importante conhecermos nosso corpo. Basicamente existem duas maneiras de estocar energina:

1) Gorduras:  quanto mais consumimos e não gastamos, nosso corpo encontra uma maneira ilimitada de estocar energia, por isso engordamos;

2) Carboidrato: é a primeira fonte de energia a ser gasta quando nos exercitamos. Estocado dentro dos músculos, leva o nome de glicogênio muscular.

Para estocarmos 1kg de carboidrato, precisamos de pelo menos 3 litros de água. É custoso, porém é muito importante para nosso desempenho durante o dia.

E quanto às dietas low carb?

Ao reduzirmos o consumo de carboidratos, diminuimos também nosso glicogênio muscular. Sendo assim, quando iniciamos um exercício mais intenso ou que requer consumo rápido de energia, nos sentimos cansados e não temos uma boa performance.

Para rendimento e provas mais longas, jogos que precisam de energia, o consumo de carboidrato é importante para ter esse estoque de glicogênio em dia, porque ele é uma fonte de energia muito importante.

Eu não consumo carboidrato, mas tenho energia. Como assim?

Nosso corpo é inteligente e sabe que precisa do carboidrato para produzir energia vinda da gordura. Quando não temos esse glicogênio muscular, nosso corpo "fabrica" através da proteólise, ou seja, pela degradação de massa muscular.

Meu conselho é: para quem quer melhorar a performance no treino, consumir carboidrato é essencial para manter um bom estoque de glicogênio muscular e ter energia para suas atividades físicas!

Foto: Marcio Atalla
Por que precisamos ingerir carboidrato?:
Marcio Atalla Marcio Atalla
Publicidade
Publicidade