PUBLICIDADE

Por que os músculos tremem durante um treino intenso?

Afinal, músculos trêmulos são sinal de um treino eficaz ou de exagero? Veja o que diz um especialista!

23 abr 2024 - 16h16
Compartilhar
Exibir comentários

Você já notou que, às vezes, os músculos tremem durante um treino mais intenso? Certamente esse é um sinal de que você está dando o seu máximo durante os exercícios. Porém, também pode ser seu corpo tentando passar algum tipo de aviso.

Profissional explica por quais motivos os músculos podem tremer durante o treino
Profissional explica por quais motivos os músculos podem tremer durante o treino
Foto: Racool_studio/Divulgação / Boa Forma

Embora muitas pessoas considerem isso um simples sinal de que estão fora de forma e que esse tremor não é um grande motivo de preocupação, músculos trêmulos podem causar lesões se você não tomar cuidado. A seguir, o especialista em saúde e condicionamento físico Jay Cardiello, dos Estados Unidos, aponta alguns motivos pelos quais os músculos podem tremer durante o treino.

Por que os músculos tremem durante um treino?

Sono inadequado

Se você for fazer um treino de cardio ou de força se sentindo letárgico ou sem uma boa noite de descanso, provavelmente sentirá tremores em algum momento. "O corpo continua a crescer e se recuperar quando você dorme a quantidade adequada, e interromper isso pode fazer com que os músculos fiquem travados em um estado semelhante ao catabólico", explica o profissional. "Se você tem dormido pouco, recomendo que pule a academia e fique na cama (se você se exercita pela manhã) ou vá para a cama cedo (se você pratica exercícios à tarde)", completa.

Treino nos extremos

Com tendências fitness como o CrossFit e desafios de resistência, as pessoas estão realmente se esforçando ao extremo atualmente. No entanto, tome cuidado e adicione dias de descanso obrigatórios em sua rotina de treino. Aprenda como tirar um dia de descanso adequado para manter uma rotina de exercícios sustentável e parar de vez com os tremores.

Novos estímulos ao corpo

Se você tentar uma nova aula de ginástica ou entrar em uma nova rotina fitness, em algum momento durante os treinos você poderá sentir seu corpo começar a oscilar por trabalhar músculos diferentes. "Embora possa não ser motivo de grande alarme, provavelmente é melhor relaxar. Você pode colocar pressão em outras partes do corpo para compensar músculos mais fracos, podendo causar lesões. Por exemplo, se for a primeira vez que você faz burpees, no quarto ou quinto movimento suas pernas podem começar a tremer", explica Cardiello. Além disso, se em vez de descansar, você decide continuar a fazer os movimentos, mas com má execução, você ainda corre o risco de distender a região lombar.

Desidratação

Seu treino pode ser um dos melhores indicadores para saber se você está ou não bem hidratado. "Quando seu corpo está com pouca água, os músculos e tecidos conjuntivos têm dificuldade em realizar o que devem fazer, pois a hidratação inadequada pode causar um desequilíbrio nos eletrólitos, que estão envolvidos na contração muscular", aponta o profissional. Portanto, não se esqueça da água não só na hora do treino, mas também ao longo de todo o dia.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade