PUBLICIDADE

Pele precisa de cuidados especiais para evitar rugas

A especialista Alessandra Scavone dá dicas de como aplicar cremes em diferentes regiões do corpo

2 jul 2021 14h53
ver comentários
Publicidade
Segundo a especialista o roller e o gua sha podem ser usados de 2 a 3 vezes por semana
Segundo a especialista o roller e o gua sha podem ser usados de 2 a 3 vezes por semana
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Na rotina de skincare, os movimentos devem ser feitos em direção à origem dos músculos e não no sentido contrário. Segundo a Alessandra Scavone, fonoaudióloga e especialista em ioga facial, "isso ajuda a tonificar e evitar rugas. Já as manobras de cima para baixo têm efeito contrário, pois intensificam a ação da gravidade", explica. 

Alessandra alerta que em primeiro lugar é necessário aplicar o creme de forma correta na pele. "Não adianta nada passar contrário aos músculos como a maioria faz na pressa". Em seguida, deve fazer os exercícios de ioga facial. "O roller, (ferramenta feita para massagear o rosto) ou o gua sha (ferramenta para raspar a pele), podem ser utilizados de 2 a 3 vezes por semana.  

É recomendado passar pela manhã quando os olhos acordam inchados, mas caso não tenha tempo, pode fazer parte da rotina de autocuidado noturna".

Confira as dicas de como aplicar os cremes

Para dar mais firmeza ao rosto

"Belisque, suavemente, todo o rosto por 30 segundos com o polegar e o indicador. Depois, use o dedo indicador e médio no sulco nasolabial para deslizar de baixo para cima. Depois belisque de leve essa mesma área".

Para prevenir rugas no pescoço

"Como a origem do músculo está na mandíbula (maxilar inferior), espalhe o creme nessa direção: faça com as pontas dos dedos, movimentos ascendentes e retos, da clavícula para a mandíbula.

Queixo e papada

"Passe o creme com as pontas dos dedos do centro do queixo em direção aos lóbulos das orelhas. Automassagem: dê pequenos "beliscões" da linha da mandíbula em direção às orelhas. Aperte e solte suavemente, fazendo sempre movimentos ascendentes por 30 segundos. Massagear esta área também reduz o bloqueio mandibular provocado pelo estresse".

Sobrancelha e testa

É uma região muito tensionada ao longo do dia. "Abra, do centro para fora, movimento contrário ao de quando estamos bravos e contraímos. Os movimentos na região da testa devem ser das sobrancelhas para os cabelos".

Boca

"Como os dedos das duas mãos em V, faça movimentos do centro para as laterais, na mesma linha dos lábios".

Olhos

"Faça movimentos suaves com os dedos indicadores, como uma pincelada, abaixo dos olhos, do nariz para fora -- repita quatro vezes. Essa massagem ajuda a reduzir bolsas e inchaços sob os olhos ao remover toxinas e aumentar o fluxo de sangue e oxigênio na área".

Consultoria: Alessandra Scavone, fonoaudióloga e especialista em ioga facial.

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade