Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papel de vilão ou de herói? Saiba como a exposição ao sol pode até afetar o seu humor

Vitamina D, um dos principais produtos da prática, ajuda não só na absorção de cálcio, mas também no sistema imunológico e até como marcador

5 ago 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Tomar sol pode ter os seus benefícios
Tomar sol pode ter os seus benefícios
Foto: Daniel Reche/Pixabay

O aquecimento global torna a exposição ao sol mais perigosa a cada ano. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a expectativa é que o número de pessoas com câncer de pele salte dos 324 mil casos em 2020 para 510 mil até 2040. Por outro lado, a luz solar é importante para vitamina D, principal fator de crescimento ósseo e para o relógio biológico. Como resolver essa equação?

De acordo com Regina Schechtman, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SDBRJ), o segredo está no equilíbrio e em “ir aumentando o tempo de exposição a cada dia”. Em geral, a médica diz que o ideal é tomar sol três vezes por semana, entre 20 e 30 minutos e fora da janela das 10h às 16h por causa da maior intensidade dos raios UV.

“O sol é um aliado do ser humano, desde que haja moderação”, explica Schechtman. A médica usa como exemplo a radiação UV que, quando utilizada sob supervisão médica, “pode tratar diversas doenças, incluindo raquitismo, psoríase, eczema e icterícia.”

A dose certa de exposição ao sol é também o principal ponto do discurso do endocrinologista Francisco José de Paula, coordenador do Departamento de Metabolismo Ósseo e Mineral da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). “Como em quase tudo para nossa saúde existe uma faixa que é boa. A deficiência e o excesso são ruins”, explica

Qual a importância da vitamina D?

O coordenador do SBEM afirma que a vitamina D é um hormônio ancestral, encontrado ainda em seres rudimentares, que foi se especializando no controle do metabolismo de cálcio, fósforo e mineração óssea à medida que o ser humano foi se desenvolvendo.  

No organismo, sua função primordial é a absorção intestinal do cálcio, cita a diretora científica da SBEM, Marise Lazaretti Castro. No entanto, a vitamina também é responsável pelo sistema imunológico. “Atua na nossa defesa contra microrganismos, tanto contra vírus, quanto contra bactérias. A vitamina D tem o papel de induzir as substâncias antimicrobianas e regular também a síntese de anticorpos.”

O endocrinologista ainda ressalta que há evidências do efeito da vitamina D como marcador de saúde. “Em geral, os níveis de 25-OHD [vitamina D] são baixos em pessoas que têm doença crônica (por exemplo, diabetes mellitus, hipertensão arterial e câncer)”, exemplifica. 

Para a produção de vitamina D, o recomendável é a exposição solar em áreas de ossos longos, como coluna, pernas e braços.

O sol ajuda em outras funções?

Os raios solares têm papel fundamental na regulação do ritmo circadiano, que regula os diversos processos de vigília e sono, e também na temperatura corporal e na produção de hormônios. E como funciona esse processo? A retina capta a luz (ou sua ausência) e envia esse estímulo para o cérebro, informando sobre a faixa do dia. 

“Esse ritmo é um importante regulador do eixo hipotálamo/hipófise/adrenal que é responsável pela produção de um importante hormônio, o cortisol. O cortisol atua em diversos sistemas, como o metabolismo energético, a pressão arterial, o controle dos níveis de sódio e potássio e até no metabolismo mineral”, explica Francisco José de Paula.

Além disso, também é possível que o sol possa estar diretamente ligado à sensação de bem-estar, pondera a diretora científica da SBEM. “É possível que o sol tenha outros benefícios que a gente ainda não reconhece e não tenha como medir, que não tenha nenhuma substância que se isole e que se relacione com o bem-estar, com a disposição."

"Ao passo que a gente sabe que durante o inverno, por exemplo, as pessoas têm mais depressão, e no verão o estado de humor melhora, mas não se sabe exatamente qual substância promove isso.”

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade