Paciente recebe transplante de rim errado no RN
Caso é investigado pelo hospital; órgão não poderá ser aproveitado no receptor correto
Erro em transplante de rim no Hospital Universitário Onofre Lopes, no RN, leva paciente à UTI; órgão não pôde ser reutilizado, e caso está sob investigação.
Um erro no Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal (RN), resultou no transplante equivocado de um rim. O órgão, que deveria ter sido destinado a um paciente específico da fila de espera, foi recebido por outra pessoa que também aguardava um rim.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A falha teria ocorrido porque os dois receptores tinham nomes semelhantes. O paciente convocado de forma incorreta foi submetido à cirurgia, mas o rim não era compatível com seu tipo sanguíneo.
Após o procedimento, o homem apresentou reação e precisou ser levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O órgão foi retirado, mas já não pôde ser aproveitado para o destinatário correto, que seguia aguardando o transplante.
O hospital afirmou que acompanha a evolução clínica do paciente, abriu uma investigação com prazo de até 60 dias e oferece apoio psicológico aos envolvidos.
"Todas as providências cabíveis foram imediatamente adotadas, incluindo a notificação junto aos órgãos competentes", diz a nota enviada ao Terra, nesta quarta-feira, 24. "O paciente encontra-se estável, internado no hospital, em ambiente de enfermaria".
Desde 1998, o Hospital Universitário Onofre Lopes é referência no Rio Grande do Norte e no Brasil em transplantes de rim e de córnea, tendo realizado 854 procedimentos ao longo da trajetória da unidade.