Ozempic pode causar cegueira? Médica responde
Desucbra por quanto tempo é seguro tomar o medicamento
Nos últimos anos, medicamentos à base de semaglutida, entre eles Ozempic, Wegovy e Rybelsus, ganharam destaque mundial no tratamento da diabetes tipo 2 e no auxílio ao emagrecimento. No entanto, pesquisas recentes e alertas de autoridades reguladoras passaram a chamar a atenção para um possível risco raro, porém sério: a neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica(NOIA), que em casos extremos pode levar à cegueira.
Mas afinal, o Ozempic e medicamentos similares podem causar cegueira?
"Não, o Ozempic não causa cegueira. Essa relação ainda está sendo investigada e não há evidências de que o medicamento seja a causa direta. Pessoas com diabetes já têm risco aumentado para problemas oculares, por isso, é essencial manter o acompanhamento médico e oftalmológico", explica a Dra. Paula Pires Endocrinologista e Metabologista pela SBEM.
A especialista ainda diz que o Ozempic foi feito para uso crônico para doenças que não possuem cura e são crônicas como diabetes tipo 2 e obesidade. "Portanto, ele é seguro para ser usado a longo prazo", complementa.
Quem não deve tomar Ozempic?
O Ozempic não deve ser usado por pessoas com alergia à semaglutida, histórico de câncer medular de tireoide ou síndrome de neoplasia endócrina múltipla tipo 2 (condição raríssima) gestantes, lactantes, pacientes com insuficiência renal grave (sem estudos nessas populações) e doença renal terminal e histórico de pancreatite (dependendo da avaliação médica).