PUBLICIDADE

O que acontece quando você para de tomar Ozempic de repente?

Quando você continua indo e voltando nas dietas, é como uma montanha-russa para o seu corpo

10 mai 2024 - 06h50
(atualizado às 10h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Quando você continua indo e voltando nas dietas, é como uma montanha-russa para o seu corpo. Cada vez que você recupera peso, seu corpo tem que lidar com picos na pressão arterial, frequência cardíaca e como seu corpo lida com açúcares e gorduras. Isso pode estressar seu coração e sistema cardiovascular como um todo, pois ele precisa responder a flutuações maiores do que o normal.
O que acontece quando você para de tomar Ozempic de repente?:

Medicamentos como o Ozempic são muito eficazes em ajudar a maioria das pessoas que os tomam a perder peso. Semaglutida (vendida como Wegovy e Ozempic) e tirzepatida (vendida como Zepbound e Mounjaro) são as mais conhecidas na classe de medicamentos que imitam hormônios para reduzir a sensação de fome.

Mas o peso volta quando você para de usá-los? A resposta curta é sim. Parar de tomar tirzepatida e semaglutida resultará em reganho de peso na maioria das pessoas.

Então, esses medicamentos são apenas outra forma (cara) de dieta ioiô? Vamos ver o que as evidências mostram até agora.

É um tratamento de longo prazo

Para a obesidade, tomar tirzepatida ou semaglutida pode ajudar seu corpo a se livrar da gordura. No entanto, não resolve as razões pelas quais você ganhou peso em primeiro lugar, porque a obesidade é uma condição crônica e complexa. Quando você interrompe os medicamentos, o peso volta.

Talvez uma comparação mais útil seja com a pressão alta, também conhecida como hipertensão. O tratamento para hipertensão é vitalício. É o mesmo com a obesidade. Os medicamentos funcionam, mas apenas enquanto você os estiver tomando. 

Portanto, várias abordagens simultâneas são necessárias; tomar medicamentos pode ser uma parte importante do manejo eficaz, mas sozinho, muitas vezes é insuficiente. E, em um efeito colateral indesejado, parar de tomar medicamentos pode minar outras estratégias para perder peso, como comer menos.

Então, o que acontece quando você para?

Quando você para de usar tirzepatida ou semaglutida, leva vários dias (ou mesmo algumas semanas) para sair do seu sistema. À medida que isso acontece, várias coisas acontecem:

• Você começa a sentir fome novamente, porque tanto o seu cérebro quanto o seu estômago não têm mais o medicamento agindo para fazer você se sentir cheio;

• Os níveis de açúcar no sangue aumentam, porque o medicamento não está mais agindo no pâncreas para ajudar a controlar isso. Se você tem diabetes, além de obesidade, talvez precise tomar outros medicamentos para manter esses níveis em uma faixa aceitável. Se você tem diabetes ou não, talvez precise comer alimentos com baixo índice glicêmico para estabilizar seus níveis de açúcar no sangue;

• A longo prazo, a maioria das pessoas experimenta um retorno aos seus níveis anteriores de pressão arterial e colesterol, à medida que o peso retorna;

• O reganho de peso será principalmente na forma de gordura, porque será ganho mais rápido do que músculo esquelético.

Enquanto você estava tomando o medicamento, você terá perdido proporcionalmente menos músculo esquelético do que gordura, a perda de músculo é inevitável quando você perde peso, independentemente de usar medicamentos ou não. O problema é que, quando você para de tomar o medicamento, seu corpo coloca preferencialmente gordura.

Quando você continua indo e voltando nas dietas, é como uma montanha-russa para o seu corpo. Cada vez que você recupera peso, seu corpo tem que lidar com picos na pressão arterial, frequência cardíaca e como seu corpo lida com açúcares e gorduras. Isso pode estressar seu coração e sistema cardiovascular como um todo, pois ele precisa responder a flutuações maiores do que o normal.

Assista ao vídeo com o comentário de André Forastieri.

(*) André Forastieri é jornalista e empreendedor, fundador de Homework e da agência de conteúdo e conexão Compasso, e mentor de profissionais e executivos. Saiba mais em andreforastieri.com.br.

Foto: Montagem Homework
Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade