PUBLICIDADE

Nutrólogo revela 5 efeitos surpreendentes do álcool no corpo

Esse tema está sujeito a novos desdobramentos

23 fev 2024 - 15h01
(atualizado às 15h41)
Compartilhar
Exibir comentários

É interminável a discussão sobre o consumo de álcool para quem treina, ou seja, alguns defendem que a transpiração resultante do exercício pode ajudar a eliminar as toxinas do álcool e outros creem que o álcool não dá match com exercício. Sendo assim, o nutrólogo Ronan Araujo vai citar os cinco efeitos do álcool no desempenho físico.

Efeitos do álcool no exercício físico
Efeitos do álcool no exercício físico
Foto: Shutterstock / Sport Life

Saiba os cinco efeitos do álcool no desempenho físico

Desidratação

O álcool é um diurético, o que significa que aumenta a produção de urina. A desidratação é um dos maiores inimigos do desempenho atlético. A perda de líquidos pode levar a cãibras musculares, fadiga precoce e até mesmo insolação.

Prejuízo no metabolismo de carboidratos

O álcool pode afetar a forma como seu corpo metaboliza os carboidratos, o que resulta em uma queda nos níveis de glicogênio e que é a principal fonte de energia durante o exercício de resistência.

Impacto no sistema cardiovascular

O álcool pode causar alterações na frequência cardíaca, na pressão arterial, o que pode ser prejudicial durante o exercício, e, especialmente para pessoas com problemas cardíacos.

Coordenação e função neuromuscular

Além disso, o álcool prejudica a coordenação motora e a função neuromuscular, que aumenta o risco de lesões durante o exercício.

Prejuízo na recuperação pós-exercício

Após o exercício, o corpo precisa se recuperar, e o álcool pode atrapalhar esse processo. Prejudicando, dessa maneira, a síntese de proteínas e a restauração do glicogênio muscular.

Palavra final

"Sua saúde e segurança sempre devem ser prioridade máxima. Portanto, a próxima vez que se deparar com a escolha entre álcool e exercício, lembre-se de que a decisão inteligente é investir em sua saúde e bem-estar em longo prazo", concluiu o Dr. Ronan Araujo.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade