PUBLICIDADE

Adriana Bombom toma 5 litros de água por dia: muita água também é saudável?

Nutricionistas explicam se uma ingestão exagerada de água pode fazer mal para a saúde

20 fev 2024 - 23h06
(atualizado em 21/2/2024 às 11h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Aos 50 anos, Adriana Bombom comemorou recentemente a marca de 10% de gordura corporal, e relatou seguir não só uma alimentação bastante regrada, mas também tomar 5 litros de água por dia.

Confira se é indicado ou não beber muita água por dia como faz Adriana Bombom
Confira se é indicado ou não beber muita água por dia como faz Adriana Bombom
Foto: adrianabombom/Reprodução Instagram / Boa Forma

"Consegui chegar ao Carnaval exatamente como queria. A última vez [na consulta médica], estava com 14%. Agora estou entre 11% e 10%. Não passa disso. Aos 50 anos, como pode?", comemorou em entrevista à Quem. "[Água] É maravilhoso para a pele, que é super hidratada. Tenho 50 anos e a qualidade da minha pele é alta. Meu pescoço está intacto ainda", completou.

Apesar dos inúmeros benefícios já conhecidos da hidratação, contudo, a fala da famosa levanta uma dúvida comum: afinal, tomar muita água pode fazer mal?

De acordo com a nutricionista Caroline Ligi, de São Paulo, a resposta é sim. "Caso o volume do líquido no organismo seja muito grande, pode ocorrer uma diluição do sódio disponível. Quando isso acontece, e a quantidade do mineral fica abaixo dos 135 mEq por litro de sangue, a pessoa acaba desenvolvendo um quadro chamado hiponatremia", explica, ressaltando que, desse modo, os riscos de lesões no cérebro, problemas cardíacos e falência dos rins aumentam.

Mulher bebe muita água e morre nos EUA; entenda as razões Mulher bebe muita água e morre nos EUA; entenda as razões

Afinal, quanta água é o ideal?

A verdade é que a maioria das pessoas sequer chega perto de desenvolver o problema citado acima pela profissional, pois muitos não tomam a quantidade de água recomendada por dia. E que número seria esse? 35ml para cada quilo de peso corporal, afirma a nutricionista Kerlin Schmitz, cofundadora da Divina Terra.

Ou seja, se você pesa 70 quilos, deve ingerir 2,45L de água por dia (afinal, 35 x 70 = 2.450 ml). "O ideal é não beber tudo isso de uma vez só, mas sim, distribuir em diversos copos ao longo da rotina", ela orienta.

Esse número, no entanto, pode variar de acordo com sexo, idade, doenças existentes e prática de exercícios físicos (os esportistas, inclusive, devem mandar para dentro 45ml para cada quilo, enquanto os idosos, de 20 a 30ml). "No caso de quem transpira muito ou tem perda frequente de líquidos (diarreias), também é necessário o aumento da quantidade de água consumida no dia", complementa Caroline Ligi.

Por esse motivo, para definir se você consome uma quantidade exagerada de água ou não, o mais indicado é buscar uma avaliação nutricional ou médica com um endocrinologista.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade