PUBLICIDADE

Tomar água junto com a refeição faz mal: mito ou verdade?

Muitas pessoas ainda têm o hábito de tomar água - ou outra bebida - junto com a refeição. Entenda por que isso não é bom para a saúde

7 jul 2023 - 14h48
Compartilhar
Exibir comentários

Tomar água junto com a refeição faz mal. Eis uma das informações mais conhecidas quando se fala em alimentação. Mas, afinal, deixar a bebida de lado ao comer é realmente necessário?

Nutricionista explica o que acontece ao tomar água junto com a refeição
Nutricionista explica o que acontece ao tomar água junto com a refeição
Foto: Freepik/Divulgação / Boa Forma

De acordo com Priscila Gontijo, nutricionista na Puravida Science Hub, a resposta é: nem sempre. Porém, isso vai depender de algumas questões. Entenda!

Afinal, posso tomar água junto com a refeição?

Priscila explica que, geralmente, a ingestão de água em baixas quantidades durante as refeições principais não prejudica a absorção de nutrientes e saciedade. Isso, contudo, vale para até 200ml.

"Mais que isso, os líquidos podem diluir as enzimas responsáveis pela digestão dos alimentos, provocando sintomas de distensão abdominal, indigestão e azia", ela aponta.

Além disso, a ingestão de bebidas juntamente com os alimentos, associada ainda à uma rápida mastigação, pode afetar a absorção de nutrientes e a percepção da saciedade.

Isso ocorre porque, quando esse processo ocorre junto do líquido, os alimentos são deglutidos em pedaços grandes, sem o fracionamento necessário para a ação das enzimas e regulação do apetite.

Vale lembrar que, aqui, estamos falando apenas de água. Outros líquidos, como bebidas industrializadas e refrigerantes, devem ser evitados em qualquer caso.

"Eles apresentam elevado teor de açúcar, aumentando consideravelmente as calorias totais das refeições. Escolhas como essas podem impactar negativamente o processo de perda de peso e provocar no metabolismo de carboidratos", alerta a profissional.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade