PUBLICIDADE

Comer pistache pode diminuir risco de diabete, diz estudo

Especialistas afirmam que o alimento é rico em gordura boa, que traz diversos benefícios para a saúde

31 mai 2014 - 17h46
(atualizado às 17h47)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Durante a avaliação, pessoas que consumiram pistache mostraram diminuição do risco da doença</p>
Durante a avaliação, pessoas que consumiram pistache mostraram diminuição do risco da doença
Foto: Getty Images

Comer pistache pode ajudar a prevenir as diabetes, sugerem pesquisadores. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail.

Rico em gorduras boas, o alimento pode ser particularmente benéfico para aqueles que já estão à beira de desenvolver diabetes do tipo 2 – e a forma mais comum da condição é alimentada pela obesidade.

No estudo espanhol, 54 pessoas no limite do desenvolvimento da doença foram submetidas à dieta mediterrânea, durante oito meses.

Eles comeram a mesma quantidade de calorias durante metade deste período; na segunda metade acrescentaram 57 gramas de pistaches por dia.

O peso não mudou mas os testes sanguíneos mostraram claramente que comer o alimento fez diferença. 

O mais importante é que os níveis de açúcar e do hormônio insulina no sangue caiu – um sinal de que o corpo achou mais fácil processar o açúcar no alimento. 

Isto deveria cortar o risco destes voluntários de desenvolver a doença, conforme mostrado no Congresso on Obesity, na Bulgária.

A pesquisadora Mònica Bulló, da Virgili University, na Espanha, disse que é provável que a combinação dos vários nutrientes presentes no pistache –  incluindo as gorduras monoinsaturadas, fibras, antioxidantes e carotenoides – tornem mais fácil para o corpo a tarefa de lidar com o açúcar.

Ela acrescenta que embora o pistache seja demonstrado como um alimento rico em gordura, sua gordura é saudável quando consumida em quantidades moderadas.

Ela aconselha, inclusive, que as pessoas usem o alimento nos lanchinhos para o benefício da saúde como um todo. Outras vantagens associadas incluem a diminuição do colesterol ruim. 

Outros especialistas acrescentam que são necessários mais estudos para comprovar se o pistache pode realmente ajudar com as diabetes.

Richard Elliot, do Diabetes UK, afirma que não há evidências suficientes. “O que sabemos é que a melhor forma de reduzir a diabete do tipo 2 é mantendo o peso a partir de uma dieta saudável e equilibrada, e também sendo fisicamente ativo.”

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade