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Ceia saudável: 7 dicas para não exagerar no Natal

Descubra como é possível aliar sabor, diversão, confraternização e saúde na mesma mesa

21 dez 2021 12h00
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Confira como ter uma ceia saudável
Confira como ter uma ceia saudável
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Ter uma ceia saudável, ao contrário do que muitos imaginam, não se trata de um mero capricho. É claro que fazer uma refeição fora do plano alimentar não vai prejudicar o seu objetivo, seja ele qual for - emagrecer, ganhar massa muscular ou simplesmente ter mais saúde. Mas, é comum que quem já está familiarizado com um estilo de vida fitness queira manter o padrão durante o Natal. E não há nada de errado nisso.

"É possível aproveitar esse momento sem abusar muito. Em primeiro lugar, lembre dos resultados que você conquistou ao longo do ano com a dieta e treinos, assim terá mais motivação para não enfiar o pé na jaca", recomenda a nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian.

De acordo com ela, nem é tão difícil assim manter o foco e ter uma ceia saudável no Natal. Por isso, ela nos ajudou a elencar sete dicas simples para não exagerar na comilança. Confira:

Como ter uma ceia saudável no Natal

  1. Normalmente a ceia acontece somente no final da noite. Nesse caso, evite ficar sem comer durante o dia. Desta forma você não terá tanta fome enquanto o jantar não está pronto e vai conseguir resistir mais aos aperitivos calóricos;
  2. Procure alimentar-se de forma adequada e leve durante os dias 24 e 25, pois à noite você irá ingerir alimentos mais calóricos;
  3. Coma uma fruta ou beba um suco natural entre o lanche da tarde e a ceia;
  4. Beba bastante água ao longo do dia, pois sede pode ser confundida com fome. Além de evitar a retenção de líquido que os alimentos mais pesados podem provocar;
  5. Pegue pequenas porções dos alimentos da ceia de Natal, assim você não precisará se privar de comê-los;
  6. Evite comer alimentos muito gordurosos, como peles das aves, frutas em caldas, molhos a base de maionese, queijo cheddar, bacon e salame;
  7. Cuidado com o sal, nunca adicione às preparações já feitas.
Saúde em Dia
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