PUBLICIDADE

Nutrição esportiva vegana: como ter resultados sem comer carne

Lembre-se que um vegano pode se tornar musculoso

8 jul 2024 - 10h51
(atualizado às 10h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Nutrição esportiva vegana
Nutrição esportiva vegana
Foto: Shutterstock / Sport Life

A SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) lançou o Guia de Nutrição Esportiva Vegana. E, por isso, resolvemos compartilhar três verdades sobre a nutrição vegana. Tudo com a ajuda do nutricionista Filipe Testoni, autor desse guia e coordenador do Departamento de Nutrição Esportiva da SVB.

Três verdades sobre a nutrição esportiva vegana

Onda crescente no esporte

"A ciência contemporânea tem corroborado os benefícios de uma dieta à base de plantas para a saúde humana. Estudos robustos têm evidenciado que uma alimentação vegana não apenas é possível, mas pode ser uma ferramenta poderosa para promover saúde. Além de longevidade e bem-estar", pontuou Filipe.

Proteínas vegetais e a construção muscular

"Um dos mitos mais difundidos é o da insuficiência de proteínas na dieta vegana para a construção muscular. No entanto, o guia esclarece que as proteínas vegetais podem substituir integralmente as proteínas de origem animal. Mas desde que consumidas em variedade e quantidade adequadas", alegou.

Microbiota intestinal e performance atlética

"Estudos demonstram que uma dieta vegana bem planejada, rica em fibras e compostos bioativos pode promover uma microbiota intestinal saudável, o que traz uma série de benefícios para os atletas desde uma digestão mais eficiente até uma melhor absorção de nutrientes e fortalecimento do sistema imunológico", falou.

Palavra final

"O fisiculturismo é frequentemente associado a dietas ricas em proteínas animais. No entanto, o guia apresenta casos de sucesso de bodybuilders veganos e desafia a noção de que uma dieta vegana é incompatível com o ganho de massa muscular e o desempenho atlético", concluiu Filipe Testoni.

8 alimentos ricos em vitamina A para inserir na dieta 8 alimentos ricos em vitamina A para inserir na dieta

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade