PUBLICIDADE

Mitos e verdades sobre dengue: o mosquito pica mais de dia? Ele tem cor diferente?

Especialista desmistifica crenças sobre o mosquito e a doença transmitida pelo Aedes aegypti

15 fev 2024 - 12h23
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Poder360

A alta nos casos de dengue é um dos assuntos mais comentados e pesquisados na internet. Não é para menos, afinal o país já ultrapassou a marca de meio milhão de casos prováveis da doença, número muito mais alto do que é comum para esta época do ano. Até o momento, 75 óbitos foram confirmados.

Com o assunto em alta muitas dúvidas surgem e causam confusão entre as pessoas. Entenda agora quais são os principais mitos e verdades sobre a dengue e o mosquito transmissor da doença.

O mosquito pica mais durante o dia?

De acordo com a Dra. Beatriz Neves, bióloga, botânica e professora da Estácio, o mosquito fêmea, que é o responsável por transmitir a dengue, pode picar uma pessoa a qualquer hora do dia.

Contudo, é mais comum que ele ataque pela manhã, já que o mosquito tem hábitos diurnos e é neste momento que busca se alimentar do sangue humano.

"Na parte mais fresca do dia, pela manhã e também no final da tarde, é quando existem maiores chances das pessoas serem picadas. Mas atenção: a pessoa pode sim ser picada a qualquer hora do dia", ressalta a especialista. 

O Aedes aegypti é diferente do pernilongo?

Pertencentes a famílias diferentes, o Aedes aegypti e o pernilongo têm características diferentes. 

"O mosquito Aedes aegypti é parecido com um pernilongo comum, mas tem sim algumas diferenças. Ele é mais escuro, com uma coloração bem preta e tem listras brancas pelo corpo e pelas patas. Enquanto o pernilongo tem cor marrom", explica a bióloga. 

Além disso, o mosquito da dengue é maior que o pernilongo e voa mais rápido, ou seja, é um mosquito ágil, e também é bastante silencioso.

"Já o pernilongo é mais lento e faz mais barulho quando voa perto da gente. O zumbido desses animais está relacionado com o batimento das suas asas, assim como com o tamanho e o formato das asas, entre outras caracteristicas", explica Beatriz. 

As picadas dos dois mosquitos são diferentes

De acordo com a Dra. Beatriz as picadas do pernilongo e do Aedes aegypti são diferentes. Enquanto a picada do pernilongo geralmente causa coceira e vermelhidão na nossa pele, a picada do mosquito da dengue não costuma provocar essas reações.

"Isso acontece por causa da ação anestésica das substâncias que ele libera na região da picada ao se alimentar do nosso sangue. Por isso, as picadas do mosquito da dengue podem passar despercebidas", completa a bióloga. 

A dengue aparece mais no verão?

Apesar do verão ser uma época com chuvas mais fortes e maior concentração de água parada, a doença pode se propagar em todas as estações do ano.   

Todos que são picados ficam doentes

Mito. Diferentemente do que se possa imaginar não são todas as pessoas picadas pelo mosquito que ficam doentes. A dengue é transmitida apenas pela fêmea infectada do Aedes aegypti e se a pessoa estiver com o sistema imunológico forte, ela pode contrair o vírus, mas não ficar com sintomas da doença.  

Como se prevenir?

A professora da Estácio alerta: as pessoas devem então se prevenir usando repelentes, colocando telas nas casas, além de remover qualquer recipiente que acumule água e possa vir a ser um criadouro de mosquitos. Além disso, devem vedar bem as caixas d'água, limpar as calhas e ralos, etc. 

Niterói impressiona ao usar o próprio mosquito no combate à dengue Niterói impressiona ao usar o próprio mosquito no combate à dengue

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade