PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Lota nasal: saiba o que é, benefícios e como usar

De acordo com especialistas, a lavagem com o dispositivo é eficaz para o alívio de sintomas como nariz entupido e espirro. Saiba mais!

11 abr 2024 - 18h33
(atualizado às 21h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Com um formato semelhante ao de uma chaleira, o lota é um dispositivo indicado para fazer a lavagem nasal de alto volume e baixa pressão. "É um recipiente muito antigo que é usado há muitos anos e pode ser encontrado nas farmácias ou até mesmo em lojas na internet", afirma a Dra. Carolina Brotto de Azevedo, otorrinolaringologista.

Descubra como a lavagem com lota nasal pode melhorar a sua saúde respiratória |
Descubra como a lavagem com lota nasal pode melhorar a sua saúde respiratória |
Foto: ./BOA FORMA / Boa Forma

Nesse método, o soro entra no nariz apenas com o auxílio da gravidade, diz a Dra. Maura Neves, otorrinolaringologista pela Universidade de São Paulo (USP).

"Uma grande vantagem do lota em relação a outros dispositivos para lavagem nasal é que, por ser sem pressão, ele tende a causar menos desconfortos no ouvido durante o uso", completa Azevedo.

Além do lota, seringas e garrafinhas podem ser utilizadas para higienizar o nariz. "Ao realizar a lavagem com a seringa, é fundamental tomar bastante cuidado para não machucar a narina", orienta a Dra. Carolina.

Benefícios da lavagem nasal

A lavagem nasal de alto volume auxilia na umidificação do ar que passa pelo nariz, além de contribuir para a limpeza mecânica de alérgenos e microrganismos que estão em contato com a mucosa nasal, destaca o Dr. Bruno Borges de Carvalo Barros, otorrinolaringologista pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Por eliminar as impurezas, os agentes patógenos e irritantes, as substâncias químicas e a poluição do nariz, ela ajuda na prevenção de crises alérgicas, rinite, sinusite, quadros inflamatórios e infecções respiratórias.

Sintomas como congestão nasal, coriza, espirros e coceiras também podem ser aliviados por meio dessa prática.

"Se a pessoa foi em um local com muito mofo ou frequentou um ambiente fechado com muitas pessoas tossindo e espirrando, a lavagem com o lota contribui para tirar vírus, bactérias e sujeiras que podem ter ficado dentro do nariz", aponta o  Dr. Jamal Azzam, otorrinolaringologista.

O recomendado é fazer lavagem nasal duas vezes por dia, de manhã e à noite. "Nas crises, eu sugiro realizá-la, no mínimo, quatro vezes ao dia", ensina a Dra. Maura.

Como usar a lota nasal?

  • Primeiramente, certifique-se de que o dispositivo está limpo.
  • Coloque o soro fisiológico morno;
  • Incline a cabeça ligeiramente para a frente e vire-a para o lado contrário da narina que será irrigada;
  • Encaixe o bico do lota na entrada da narina;
  • Abra a boca;
  • Incline o frasco e deixe escorrer o soro fisiológico, que pode levar alguns segundos para sair pelo outro lado;
  • Repita o processo na outra narina.

Durante todo o processo, é necessário manter a boca aberta para respirar e evitar que o soro vá para a garganta e cause engasgos.

"Por fim, seque suavemente com uma toalha ou um lenço e lembre-se de não assoar o nariz por 5 minutos, para não provocar dores no ouvido", fala o Dr. Bruno

Quais líquidos podem ser utilizados para a lavagem nasal?

"Pode usar o soro líquido que compramos na farmácia, aqueles sachês específicos que devem ser misturados na água ou então um soro caseiro preparado com a higiene e a manipulação adequadas. A temperatura do líquido deve ser morna", conta a Dra. Carolina.

O nariz nunca deve ser lavado com água, pois isso pode favorecer contaminações. "O melhor é que a lavagem com lota ou com qualquer outro dispositivo seja orientada por um médico. Quando feita do  jeito certo e seguindo os cuidados necessários, ela é uma técnica segura", lembra Azevedo.

Pode fazer lavagem nasal mesmo com gripe?

A resposta é sim. Se você está enfrentando uma gripe, a lavagem com a lota nasal pode ajudar a reduzir a intensidade e a duração dos sintomas respiratórios, segundo os especialistas.

"Entretanto, se o nariz estiver muito entupido e existir uma dificuldade para o fluxo do soro, não force e nem aperte o dispositivo, já que isso pode causar incômodos e problemas no ouvido", alerta o Dr. Jamal.

Compre agora

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade