PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Beber água com limão emagrece? Entenda os benefícios

Especialistas revelam se há evidências científicas de que beber água com limão emagrece. Descubra!

11 abr 2024 - 19h09
(atualizado às 21h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Você já escutou por aí que beber água com limão emagrece? Será que isso é verdade ou apenas mais um mito relacionado à perda de peso? A seguir, especialistas comentam sobre o assunto e revelam se o hábito pode trazer algum benefício à saúde. Confira!

Beber água com limão realmente emagrece ou esse é apenas mais um mito? |
Beber água com limão realmente emagrece ou esse é apenas mais um mito? |
Foto: 8photo/Freepik / Boa Forma

Beber água com limão emagrece?

Por si só, beber água com limão não emagrece. "Não existem evidências científicas que apontam que o consumo dessa bebida possa promover a perda de peso corporal", garante a  Dra. Edvânia Soares, nutricionista da Estima Nutrição.

No entanto, desde que associado à um estilo de vida saudável, com uma dieta balanceada, prática regular de atividade física, gerenciamento do estresse e boas noites de sono, o hábito pode ser um aliado no processo por diversas razões.

"A água, seja com limão ou não, é essencial para um bom funcionamento do corpo e do metabolismo e auxilia na sensação de saciedade, podendo contribuir para a redução da ingestão de calorias. Já o limão é uma grande fonte de vitamina C, um poderoso antioxidante que fortalece o sistema imunológico, diminui o processo inflamatório e melhora a pele", diz a Dra. Dinah Ribeiro, coordenadora do curso de Nutrologia da Faculdade Primum.

"Ou seja, a água com limão é uma bebida de poucas calorias e que pode se tornar uma ótima opção para quem está querendo controlar essa ingestão calórica, principalmente para substituir refrigerantes e outras bebidas que fazem mal", completa ela.

O limão também pode contribuir para combater os inchaços e, por ser fonte de potássio, para a manutenção da saúde do coração.

"A fruta, que tem ácido cítrico, ainda pode auxiliar no processo de digestão, estimulando a secreção de ácidos gástricos e melhorando a produção das enzimas digestivas", afirma a Dra. Edvânia.

"Mas, atenção: não estamos falando do suco de limão, a água com limão é algo totalmente diferente. Levando em consideração questões glicêmicas, o suco não é ideal", alerta o Dr. Alexandre Merheb, fundador do Espaço Merheb.

Cuidados importantes

"Se a água tiver muito limão, consequentemente muito ácida, ela pode desgastar o esmalte dos dentes. Então, ela tem que estar bem diluída", destaca Dinah.

Para evitar problemas à saúde bucal, a Dra. Edvânia recomenda usar um canudo para tomar a bebida e fazer bochechos após o consumo.

Além disso, para pessoas que sofrem com condições gastrointestinais, como refluxo, gastrite e esofagite, o ácido cítrico do limão pode piorar os sintomas.

" Quando ingerida em excesso, a água com limão pode limão pode até mesmo desencadear doenças renais", completa a coordenadora.

Sendo assim, o mais indicado é buscar orientação profissional antes de incluir a água com limão na rotina. "As indicações adequadas depende do paciente, dos objetivos, das condições de saúde e também do dia a dia dele", lembra a nutricionista da Estima Nutrição.

"Não adianta espremer uma dúzia de limões em um copo d'água e achar que isso está te beneficiando, porque não está", exclama Ribeiro.

Não existe bebida mágica para emagrecer

Para um emagrecimento saudável, não existem bebidas ou receitas mágicas. "Se essa é a sua meta, é indispensável ter uma dieta adequada e focar no déficit calórico. A pessoa precisa aprender a comer menos e melhor, a se exercitar regularmente e com constância, a lidar com o estresse, uma vez que o cortisol dificulta a perda de peso, e a dormir bem", conta Dinah.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade