Lesão no Menisco
Os meniscos agem como amortecedores do joelho, protegendo a cartilagem articular contra impactos e pancadas.
Os meniscos agem como amortecedores do joelho, protegendo a cartilagem articular contra impactos e pancadas. Essa cartilagem é muito propensa a lesões em atletas, pessoas com excesso de peso, com artrite, artrose e até mesmo em pessoas idosas. Com o passar dos anos a cartilagem do menisco vai se tornando mais enfraquecida podendo ocasionar lesões agudas, por rupturas e episódios traumáticos em pessoas com idade entre 20 e 30 anos ou degenerativas, em pessoas acima dos 40 anos. Após os 65 anos, as lesões meniscais podem ocorrer por meio de movimentos realizados em atividades do dia a dia, como por exemplo, subir ou descer escadas.
CausasNo geral, tem como causa a prática de esportes, mas pode acontecer como consequência de situações corriqueiras como virar muito rápido o corpo sobre uma perna, levantar muito peso ou mesmo prender o pé enquanto se caminha.
SintomasEm casos de lesões, os sintomas são inchaço e dor na parte da frente ou na lateral do joelho, ao agachar, caminhar ou subir escadas, sensação de travamento do instabilidade do joelho.
DiagnósticoO diagnóstico é feito através de testes manuais realizados pelo ortopedista no consultório, raio-X ou ressonância magnética.
TratamentoEm boa parte dos casos, o tratamento indicado é a fisioterapia, mas a cirurgia para remoção da parte afetada também pode ser indicada em casos mais graves.