Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lesão no Menisco

Os meniscos agem como amortecedores do joelho, protegendo a cartilagem articular contra impactos e pancadas.

16 jul 2023 - 06h47
Compartilhar
Exibir comentários

Os meniscos agem como amortecedores do joelho, protegendo a cartilagem articular contra impactos e pancadas.  Essa cartilagem é muito propensa a lesões em atletas, pessoas com excesso de peso, com artrite, artrose e até mesmo em pessoas idosas. Com o passar dos anos a cartilagem do menisco vai se tornando mais enfraquecida  podendo ocasionar  lesões agudas, por  rupturas e episódios traumáticos  em pessoas com idade entre 20 e 30 anos ou degenerativas, em pessoas acima dos 40 anos. Após os 65 anos, as lesões meniscais podem ocorrer  por meio de movimentos realizados em atividades do dia a dia, como por exemplo,  subir ou descer escadas.

Lesão no Menisco
Lesão no Menisco
Foto: Sou Mais Bem Estar
Causas

No geral, tem como causa a prática de esportes, mas pode acontecer como consequência de situações corriqueiras como virar muito rápido o corpo sobre uma perna, levantar muito peso ou mesmo prender o pé enquanto se caminha.

Sintomas

Em casos de lesões, os sintomas são inchaço e dor na parte da frente ou na lateral do joelho, ao agachar, caminhar ou subir escadas, sensação de travamento do instabilidade do joelho.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através de testes manuais realizados pelo ortopedista no consultório, raio-X ou ressonância magnética.

Tratamento

Em boa parte dos casos, o tratamento indicado é a fisioterapia, mas a cirurgia para remoção da parte afetada também pode ser indicada em casos mais graves.

Sou Mais Bem Estar
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade