Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Julho Amarelo: entenda as diferenças entre as hepatites virais

Saiba mais sobre a campanha de conscientização que busca combater as hepatites virais e promover a saúde hepática

3 jul 2023 - 16h14
(atualizado às 16h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Neste mês acontece a campanha "Julho Amarelo"
Neste mês acontece a campanha "Julho Amarelo"
Foto: Ekaterina Dorozhkina

De acordo com dados do Governo, cerca de 1 milhão de pessoas no Brasil convivem com hepatites virais sem saber. Esse tipo de doença pode não apresentar sintomas durante um período da infecção, o que faz com que ela passe despercebida por muita gente.

As hepatites do tipo B e C são as responsáveis por cerca de 74% dos casos de hepatites virais do país. Mas é a C que é a responsável por 76% das mortes, segundo dados do Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig).

A campanha Julho Amarelo

Para destacar a importância da testagem precoce e do tratamento da doença, em 2019, uma lei federal criou a campanha nacional “Julho Amarelo”.

A campanha serve para conscientizar a população sobre os riscos e perigos das hepatites virais. No mês de julho, mais especificadamente no dia 28, celebra-se o Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Explicamos mais sobre essa condição de saúde a seguir.

O que são hepatites virais?

As hepatites virais são doenças inflamatórias do fígado causadas por infecção, uso de medicamentos, uso de álcool e outras drogas, doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Cada tipo de hepatite viral possui características específicas em termos de transmissão, gravidade, tratamento e prevenção.

Hepatite A

É transmitida principalmente por água e alimentos contaminados ou pelo contato direto com uma pessoa infectada. 

Hepatite B

Já este tipo de hepatite pode ser transmitido por meio de contato com sangue, fluidos corporais infectados (como sêmen e secreções vaginais),relação sexual desprotegida, pelo compartilhamento de materiais no uso de drogas injetáveis, inaladas e pipadas e uso de materiais não esterilizados (alicates de unha, aparelhos de barbear e depilar, instrumentos de tatuagem e piercings, materiais cirúrgicos ou odontológicos).  

Hepatite C

Transmitida principalmente pelo contato com sangue contaminado, como compartilhamento de seringas ou equipamentos para uso de drogas injetáveis. A doença pode causar cirrose e câncer de fígado.

Hepatite D

Este vírus só pode infectar pessoas que já têm hepatite B. A infecção ocorre através do contato com sangue ou fluidos corporais infectados. 

Hepatite E

Transmitida principalmente através da ingestão de água ou alimentos contaminados. A maioria das infecções é aguda e se resolve espontaneamente, mas, nos casos de mulheres grávidas, pode causar complicações.

Prevenção 

Hepatite A e E

Para prevenir este tipo de doença, atenção ao saneamento básico da sua região; evite contato com água contaminada e faça higienização dos alimentos antes do consumo. Para a Hepatite A, existe vacina.

Hepatite B, C e D

A prevenção inclui o uso adequado do preservativo e o não compartilhamento de instrumentos cortantes e objetos de higiene pessoal. A vacina contra a Hepatite B também protege contra a Hepatite D.

O diagnóstico precoce e o tratamento são os principais meios para cura. Converse com o seu médico ou procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima e faça o teste rápido.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade