Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Homens 'não estão nem aí' para o corpo da mulher, diz Janja ao falar sobre saúde feminina

Primeira-dama visitou hospitais do Rio de Janeiro na manhã deste sábado, 5

5 jul 2025 - 18h09
(atualizado às 23h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Janja visita hospitais no Rio de Janeiro
Janja visita hospitais no Rio de Janeiro
Foto: Reprodução/Instagram/@janjalula

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a 'Janja', declarou que os homens "não estão nem aí" para o corpo da mulher e defendeu a necessidade de o Ministério da Saúde pensar em ações voltadas para a saúde da mulher. A fala da primeira-dama aconteceu na manhã deste sábado, 5, durante visitas a hospitais do Rio de Janeiro acompanhada do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

"Os homens não sabem e não estão nem aí pro corpo da gente, mas têm meninas que começam a menstruar com 12 anos e recebem a orientação de usar um método contraceptivo por causa de uma menstruação absurda ou uma cólica violenta", disse Janja durante uma fala improvisada.

Segundo o jornal O Globo, a primeira-dama visitou o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e a Maternidade Paulino Werneck. Ela discursou após a assinatura de uma portaria para ofertar pelo SUS o Implanon, implante anticoncepcional.

"Virar a atenção do Ministério da Saúde para as mulheres é essencial. Não podemos mais permitir que as mulheres morram no parto ou que morram esperando na fila por uma mamografia. Precisamos discutir a prevenção, a gravidez e a saúde de meninas e mulheres. Este novo método no SUS irá revolucionar", disse Janja.

Ela também criticou a indústria farmacêutica pela baixa quantidade de medicamentos destinados à saúde das mulheres. "Sou uma mulher na menopausa. E me impressiona o quanto o tema não é falado. A indústria farmacêutica já criou produtos para o homem ser mais viril até os 250 anos, enquanto nós, mulheres, chegamos aos 45 desesperadas com a menopausa e a indústria não olha para a gente", disse.

O Implanon estará disponível pelo SUS a partir do próximo semestre. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, declarou que espera a aplicação de 1,8 milhão de implantes até o fim de 2026.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade