PUBLICIDADE

Genética ou estresse: por que cada vez mais homens jovens estão calvos?

A maior demanda por transplante capilar é de indivíduos entre 30 e 39 anos, representando 40% dos atendimentos.

1 abr 2024 - 14h50
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: iStock

Periodicamente, a calvície se torna assunto na internet gerando discussões, memes e até mesmo campanhas publicitárias. Nos últimos dias, uma promoção envolvendo uma rede de fast food movimentou as redes sociais, principalmente entre os mais jovens, oferecendo hambúrguer gratuito para quem enfrentasse essa condição.  

Especialista e presidente da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC), o cirurgião plástico Henrique Radwanski explica que cada vez os homens estão enfrentando a calvície em idades mais jovens. De acordo com ele, o estresse se destaca como um dos principais motivos para esse aumento entre os mais novos, tanto homens como mulheres. 

“Outros fatores como predisposição genética, efeitos colaterais de medicamentos, deficiências nutricionais, desequilíbrios hormonais e distúrbios dermatológicos também podem contribuir”,  diz o profissional.

A calvície acarreta consequências além da estética, podendo impactar a autoestima e, por vezes, a saúde mental de quem passa pela situação. Um levantamento conduzido pela ABCRC em 2023 analisou os perfis dos pacientes e as motivações subjacentes à busca pelo procedimento de transplante capilar. Os dados revelaram que, entre os homens, a faixa etária com maior demanda por transplante capilar é de indivíduos entre 30 e 39 anos, representando 40% dos atendimentos.

Especialista dá dicas de como cuidar dos cabelos no outono Especialista dá dicas de como cuidar dos cabelos no outono

Quanto às causas subjacentes à calvície, a origem genética ainda ocupa um espaço maior nas causas de perda capilar, com o número de 80% dos pacientes. Outros 10% sofrem com efeitos adversos de medicamentos, deficiências nutricionais, distúrbios hormonais ou condições dermatológicas, 5% buscam a restauração capilar por motivos reconstrutivos, e outros 5% por questões estéticas.

Dados da International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS) apontam que a busca pelo transplante capilar cresceu 152% entre 2010 e 2021 em todo o mundo, sendo realizadas mais de 703 mil cirurgias de restauração capilar.

Outros fatores da pesquisa incluem:

  • O tamanho total do mercado para cirurgia de restauração capilar em 2021 foi de 4,5 bilhões de dólares.
  • Mais da metade dos pacientes cirúrgicos masculinos e femininos em todo o mundo tinham entre 30 e 49 anos de idade, 57,2% e 54,8%, respectivamente.
  • Entre os homens, 13% dos procedimentos visaram áreas do corpo que não o couro cabeludo, das quais barbas/bigodes representaram 4% dos procedimentos
  • Entre as mulheres, 17% dos procedimentos tiveram como alvo áreas do corpo que não o couro cabeludo, das quais as sobrancelhas representaram 11% dos procedimentos
Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade