‘Farinha da felicidade’ viralizou na internet, mas faz bem? Confira o que dizem especialistas
Mistura que circula nas redes sociais como fórmula milagrosa para o bem-estar feminino pode ter efeitos positivos, mas é preciso cautela
Não são poucas as receitas milagrosas que viralizam na internet. A da vez é a 'farinha da felicidade', um mix de ingredientes que promete promover o bem-estar feminino desinflamando o corpo, melhorando o humor, deixando o intestino regulado, acelerando o metabolismo… e por aí vai. Que é atrativa, é. Mas, afinal, essa mistura dá certo? Faz bem? Confira o que especialistas contaram ao Terra sobre a receita.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A mistura circula na internet com algumas variações. No geral, a ‘farinha da felicidade’ inclui ingredientes como ora-pro-nóbis, fibra de maçã, psyllium, farinha de beterraba, maca peruana, farinha de banana verde, linhaça e aveia. Ela pode ser colocada em sucos, vitaminas, saladas, em iogurtes ou até mesmo ser tomada com água ou leite. Tecnicamente, ela é composta por ingredientes que são sim benéficos para a saúde – mas há ressalvas. Além disso, a regra é clara: não existe solução mágica.
“É um nome fantástico, espetacular, quem é que não quer ser feliz?“, brinca o nutrólogo Andrea Bottoni, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Mas, como afirma, o equilíbrio alimentar se constrói ao longo dos dias, semanas, meses e ano. Em meio a isso, eventualmente, o uso da farinha pode fazer bem, mas em conjunto a uma alimentação variada e equilibrada, com hábitos e relações saudáveis.
Benefícios e cuidados
A ‘farinha da felicidade’ tem ingredientes ricos em fibras, nutrientes, vitaminas e antioxidantes, que promovem saciedade, um maior equilíbrio na glicemia e até podem auxiliar em questões hormonais. Mas isso não significa que ela seja boa para ser usada sempre, e muito menos para todo mundo.
É preciso cautela, frisa a nutricionista Carolina Angelina Martins, do Hospital Moriah. Ela cita, por exemplo, que se a pessoa tem distúrbios gastrointestinais, com uma disbiose intestinal, a farinha pode gerar desconfortos por causa de sua composição.
Ela cita, por exemplo, que já teve um paciente que usou psyllium --um dos ingredientes do mix da ‘farinha da felicidade’-- uma única vez e ainda assim desenvolveu problemas intestinais sérios, com muitos gases e diarreias.
“Acredito que seja uma farinha interessante, porém, eu não deixaria todos usarem. Eu acho que tem que ter um pensamento individualizado, cada caso é um caso”, pontua, reforçando que o ideal é que o uso conte com acompanhamento médico.
Por mais que os vídeos que circulam nas redes sociais apontem que a mistura pode ser usada continuamente e mais de uma vez ao dia, a nutricionista orienta que a ingestão seja de no máximo uma colher de sopa por dia e por curtos períodos.
Aliada de uma alimentação saudável
Com cautela e acompanhamento médico, a nutricionista Layla Louise, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, acredita que a 'farinha da felicidade' pode ser uma aliada da alimentação saudável, aumentando o aporte de fibra da dieta para pessoas que não possuem o hábito de consumir três porções de frutas e três porções de legumes -- recomendados pelo guia alimentar para a população brasileira, conforme explica.
Mesmo com componentes ricos em fibras, vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais, ela reforça que nenhum alimento é milagroso por si só. “Resultados positivos dependem sempre da combinação com uma dieta equilibrada e a prática regular de atividade física”, diz.
