PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Entenda os benefícios dos exercícios físicos durante a menstruação

Ao se movimentar durante o período, você pode perceber uma melhora das cólicas, do cansaço, do humor e de outros desconfortos

24 nov 2022 - 15h01
Compartilhar
Exibir comentários

A cólica é um sintoma comum na vida de muitas mulheres e indicam que a menstruação está para chegar. Além da cólica, outros desconfortos também podem atrapalhar durante o período, como a sensação de inchaço, a maior sensibilidade em algumas áreas do corpo e a fadiga.

Foto: diana.grytsku/Freepik/Reprodução / Boa Forma

As alterações hormonais podem causar modificações na rotina, já que as mulheres passam a ter menos disposição para cumprir com as demandas do dia a dia.

Entretanto, os exercícios físicos contribuem para a melhora desses sintomas e, por isso, devem ser praticados já no período que antecede o ciclo.

"Além do fluxo em si, os sintomas pré-menstruais podem ser incômodos. Exercícios aeróbicos como natação, caminhada, corrida e ciclismo estão entre os recomendados. Eles podem ajudar a aliviar a dor, superar sintomas como depressão e fadiga, e reduzem a retenção de água e o inchaço, o que é muito comum e desconfortável", explica o ginecologista Patrick Bellelis, colaborador do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Ao se movimentar durante a menstruação, a mulher pode começar a se sentir mais ativa durante todo o dia, o que reduz a vontade de permanecer em repouso. "O esporte melhora a circulação sanguínea em todos os músculos do corpo e os enriquece com oxigênio e nutrientes. Isso melhora a capacidade do músculo de liberar mais energia. Além disso, a menstruação pode causar problemas no estado de espírito. É comprovado que a realização de exercícios de baixa ou média intensidade melhora muito o humor", acrescenta Bellelis.

De acordo com o médico, a princípio, pode ser difícil incluir as atividades físicas durante o período menstrual, mas esse é um hábito que vale a pena. "Como a atividade física diminui os hormônios como o cortisol e aumenta outros como a serotonina e a dopamina, em pouco tempo é possível notar a sensação de bem-estar e fica mais fácil seguir", finaliza ele.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade