Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Entenda o problema capilar de Naomi Campbell e como evitar

2 jul 2010 - 14h26
(atualizado às 15h19)
Compartilhar

A modelo Naomi Campbell, 40 anos, ganhou as manchetes dos jornais do mundo nesta semana ao ser flagrada usando uma peruca para esconder imperfeições no couro cabeludo. Naomi sempre foi modelo de uma beleza exótica e admirada no mundo todo, mas este pequeno incidente revela um problema que atinge mulheres no mundo inteiro, e por motivos diversificados.

» Naomi Campbell é fotografada com falha no cabelo

» Siga o Vida e Estilo no Twitter

» vc repórter: mande fotos e notícias

» Chat: tecle sobre a notícia

Segundo o jornal britânico "Daily Mail", o problema capilar da modelo foi causado pelo uso prolongado de apliques. Para saber mais sobre o assunto e esclarecer sobre o que pode e o que não pode ser feito no cabelo, para que o couro não fique lesionado, o Terra conversou com a dermatologista e especialista em lesões capilares Inaê Cavalcanti, da Tricosalus Clinics, que falou sobre o caso de Naomi e problemas capilares:

Terra - Pelo que a senhora viu na imagem, é provável que o problema da modelo seja causado pelo uso de apliques?
Inaê Cavalcanti - É provável que sim, entretanto outras causas como a saúde do couro cabeludo, dietas e estresse devam estar envolvidas. Desde 2009, os principais estudos indicam que a tração dos fios, causada pelo uso prolongado de extensões capilares (os famosos alongamentos), estimula a ocorrência de processo inflamatório crônico, favorecendo a proliferação de germes oportunistas no couro cabeludo e fibrose da raiz dos folículos.

Já recebeu casos parecidos na sua clínica?
Sim, este tipo de dano vem até se tornando mais comum nos últimos anos. A chamada calvície por tração pode ocorrer pelo uso prolongado de apliques, escovação repetitiva de cabelo e até pelo ato de prender os fios de forma intensa. A mulher deve tomar muito cuidado para não estressar tanto a raiz capilar, pois em muitos casos o dano se torna irreversível.

Como saber se a progressiva ou o uso do aplique vai prejudicar o cabelo?
Estudos comprovam que de 30 a 50% das pessoas que usam alongamentos de cabelo continuamente terão problemas de calvície definitiva. Isso é um fato. A probabilidade fica ainda maior quando, além dos alongamentos, a mulher faz uso de diversos procedimentos químicos nos cabelos, como relaxamentos e descolorações.

Como funciona o processo de degeneração capilar e da calvície definitiva por uso de apliques?
Existe uma renovação natural dos fios de cabelo, e se ocorre esta inflamação pelo uso do aplique, aliada à má alimentação, estresse e distúrbios hormonais, a situação pode se tornar preocupante e irreversível. O uso de apliques por si só já propicia o surgimento da calvície por tração, mas fatores cumulativos, como os que acabei de citar, auxiliam na gravidade do problema.

A sua clínica é especialista no tratamento de traumas no couro cabeludo. Como é feita a avaliação?
Primeiro temos que identificar as causas internas, do organismo da pessoa, analisando fatores como carências nutricionais e a disfunção hormonal. Depois disso, realizamos o Tricoteste, que inclui uma microscopia digital do couro cabeludo para analisar a possibilidade de recuperação dos fios. A mulher brasileira acaba usando, ao longo da vida, muitos tipos de coloração e tratamentos cosméticos dos cabelos, o que pode provocar dermatites no couro cabeludo. A identificação personalizada e tratamento multifatorial das causas internas e externas que estão provocando a queda de cabelos é a única forma eficaz de prevenir a calvície irreversível.

A calvície é um problema que preocupa muito as mulheres?
Infelizmente, eu acredito que muitas mulheres ainda desconhecem o risco que alguns métodos proporcionam ao cabelo. Mas o fato é que, independente do uso de química ou apliques, duas em cada três mulheres vão sofrer com problemas de queda de cabelos e calvície ao longo da vida. É algo natural, que pode ser acelerado pela forma que cada uma cuida do cabelo, mas que também pode ser prevenido com a tecnologia e recursos científicos disponíveis atualmente.

Além do problema estético, de que forma a calvície pode atingir a autoestima da mulher?
Afeta muito a autoestima e isso se torna uma bola de neve. A pessoa fica deprimida, e ao mesmo tempo, pelo desespero, pode intensificar o uso de apliques e procedimentos químicos no cabelo na tentativa de melhor a aparência. A pessoa tem que monitorar a saúde do cabelo, para saber o que fazer e evitar danos tão graves. Procurar um médico é sempre a melhor escolha nestes casos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra