PUBLICIDADE

Dos 4 aos 59 anos: faixa etária de vacina contra a dengue é ampliada

Ministra da Saúde anunciou medida para doses que estão prestes a vencer; municípios correm o risco de perdê-las

18 abr 2024 - 10h39
Compartilhar
Exibir comentários
Vacina contra dengue.
Vacina contra dengue.
Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados / Banda B

A ministra da Saúde Nísia Trindade Lima anunciou nesta quinta-feira (18) que o Ministério está ampliando, de forma temporária, a faixa etária para as vacinas da dengue que vencem no dia 30 de abril nos municípios que estejam com risco de perdê-las.

Em um primeiro momento, a titular da pasta orienta que as doses sejam estendidas às crianças e jovens de 6 a 16 anos. Porém, em caso de necessidade, essa estratégia poderá ser ampliada até o limite etário especificado na bula da vacina, que compreende dos 4 anos até os 59 anos.

“Em último caso, elas podem ser ampliadas para todas as pessoas para as quais a Anvisa aprovou a vacina: na faixa etária entre 4 e menos de 60 anos. A segunda dose estará garantida para todos que se vacinarem”, escreveu a ministra em seu perfil no X (antigo Twitter). 

Nota Técnica publicada pela ministra nas redes sociais
Nota Técnica publicada pela ministra nas redes sociais
Foto: Reprodução/X/@nisia_trindade

O Ministério da Saúde informou que não é possível quantificar as doses disponíveis com esta data de validade, já que elas foram distribuídas e as aplicações não são informadas imediatamente à pasta. 

A vacina

A vacina que faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e é aplicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a Qdenga. Produzida pelo laboratório japonês Takeda, a vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023 e tem seu esquema vacinal composto por duas doses, com um intervalo de três meses entre as duas.

Além da Qdenga, a vacina Dengvaxia também está disponível no Brasil. Produzida pela Sanofi Pasteur, laboratório francês, a Dengvaxia é vendida na rede privada e não é recomendada para quem nunca teve contato com o vírus da dengue — ou seja, é necessário ter tido a doença antes de se vacinar.

Mosquito da dengue tem horário para picar? 5 curiosidades sobre o Aedes aegypti Mosquito da dengue tem horário para picar? 5 curiosidades sobre o Aedes aegypti

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade