Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dor no joelho e Artrite

Conheça os tipos de artrite que podem afetar os joelhos

26 jun 2023 - 06h52
Compartilhar
Exibir comentários

Dores no joelho nem sempre são resultado de traumas, do desgaste resultante de exercícios ou da idade. Elas podem ter como causa a artrite, que pode ser caracterizada como uma inflamação nas articulações. Em sentido amplo é o conjunto de sintomas e sinais de lesões articulares produzidas por diversos motivos e causas, desde o desgaste da cartilagem até infecções nas articulações pelo uso excessivo. Saiba mais sobre os problemas que podem afetar os joelhos.

Dor no joelho e Artrite
Dor no joelho e Artrite
Foto: Sou Mais Bem Estar
Os tiposOsteoartrite (OA)

Forma mais comum de artrite, (OA) é causada pela ruptura da cartilagem que amortece as extremidades dos ossos, onde se encontram para formar articulações. Sem a camada protetora, os ossos colidem, causando rigidez, dor e perda de movimento articular. O joelho é uma das articulações mais afetadas pela (OA).

Artrite reumatoide (AR)

De origem autoimune, crônica e inflamatória,  faz com que o sistema imunológico ataque por engano a membrana que reveste as articulações. O resultado pode ser dano articular, dor, inchaço, inflamação e perda de função. A (AR) geralmente afeta as articulações dos dois joelhos. De acordo com um estudo da agência governamental inglesa NHS - National Health Service, a artrite reumatoide também pode causar inflamação disseminada pelo corpo, síndrome do túnel carpal, doença cardiovascular e mielopatia cervical.

Artrite juvenil

Afeta crianças e adolescentes com até 16 anos. Pode resultar em lesões articulares permanentes, afetar o crescimento e causar inflamação nos olhos e em órgãos internos. É também uma artrite reumatoide, mas neste caso pode desaparecer com a idade.

Gota

É uma forma de artrite que ocorre quando o ácido úrico (UA) se acumula em excesso na corrente sanguínea. O ácido se transforma em cristais em forma de agulha nos tecidos do corpo, incluindo as articulações. O primeiro sintoma da gota é dor intensa e inchaço no dedão do pé. Futuros ataques podem afetar o joelho.

Artrite Reativa

Trata-se de uma forma crônica de artrite. Frequentemente ocorre após uma infecção do sistema urinário ou gastrointestinal. As articulações grandes são mais atingidas, especialmente os ombros, quadris e joelhos.

Doença de Lyme

Esta doença infecciosa causa erupção cutânea, inchaço das articulações e sintomas semelhantes aos da gripe. É causada pela mordida de carrapato infectado com uma bactéria chamada B. burgdorferi. O joelho é frequentemente a primeira articulação afetada pela doença de Lyme.

Lúpus

Também é uma doença autoimune crônica. Ela faz com que o sistema imunológico libere proteínas do sangue, que atacam tecidos saudáveis. Pode causar inflamação nos joelhos e em outras articulações. A pele e alguns órgãos internos também podem ser afetados por inflamação.

Artrite infecciosa

Também chamada artrite séptica, é causada por uma infecção na articulação em decorrência de bactérias que se espalham pela corrente sanguínea até a articulação. Às vezes, é causada por vírus ou fungos. Os joelhos são mais afetados. Lesões comuns no joelho incluem, luxação ou  ruptura de cartilagem.

Sintomas

Os principais são:

  • dor articular;
  • rigidez articular
  • restrição do movimento das articulações;
  • inflamação e edema (inchaço) articular;
  • calor e vermelhidão da pele ao redor da articulação.
Tratamento

Depende do tipo de artrite que a pessoa desenvolveu. As opções não-cirúrgicas incluem:

  • controle de peso
  • atividade física como tai chi, caminhada, ciclismo e exercícios aquáticos
  • remédios anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), indicados pelo médico ortopedista, para reduzir a dor e a inflamação
  • injeções de corticoides, sob indicação médica, para reduzir a inflamação
  • medicamentos antirreumáticos indicados pelo médico para (AR), mas não para (OA)
  • aplicação de compressas quentes e frias para aliviar a dor e o inchaço
  • cremes tópicos
  • usar bengala ou andador para ajudar no equilíbrio
  • acupuntura
  • terapia cognitivo-comportamental
  • fisioterapia para recuperação funcional das articulações, melhorando a flexibilidade e a resistência
Cirurgia

A cirurgia é indicada somente como último recurso em casos mais crônicos, que necessitam de reconstrução da articulação afetada ou mesmo de sua substituição. É, às vezes, o caso da perda de mobilidade a tal ponto que afeta a qualidade de vida do paciente.

Sou Mais Bem Estar
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade