PUBLICIDADE

Exercícios físicos podem renovar estoque de células-tronco no organismo; entenda

Estudo da Universidade de Stanford indica que a prática regular de esportes pode potencializar a regeneração do corpo

24 ago 2021 16h50
ver comentários
Publicidade
Exercícios físicos podem renovar estoque de células-tronco no organismo; entenda
Exercícios físicos podem renovar estoque de células-tronco no organismo; entenda
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

As células-tronco são responsáveis pela regeneração constante dos tecidos que formam o corpo humano. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), elas surgem na fase embrionária dos humanos e, após o nascimento, elas se mantém ativas em alguns órgãos, para promover uma renovação contínua deles.

Porém, ao longo do tempo, é natural que o organismo diminua a manutenção dessas células e que o corpo, aos poucos, perca a capacidade regenerativa. Porém, existe uma saída para retardar esse processo. É o que aponta um estudo realizado pela Universidade de Stanford, na Califórnia. De acordo com a publicação, a prática de atividades físicas regulares traz benefícios imediatos, além de ajudar a estimular o rejuvenescimento das células-tronco musculares e cardíacas.

"As células-tronco passam por divisões, diferenciando-se e renovando-se. Como a realização de esportes estimula a produção celular, o estoque desse material biológico é preservado e reposto", reforça o Dr. Nelson Tatsui, Diretor-Técnico do Grupo Criogênesis e Hematologista do HC-FMUSP.

Outro estudo, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), também confirmou a informação de que exercícios físicos podem contribuir para a renovação de células-tronco no organismo. O que acelera a recuperação muscular e evita lesões. 

Os estudos alertam para a importância das práticas de atividades físicas em pessoas comuns. Tatsui explica que problemas de saúde causados por complicações no tecido cartilaginoso, como artrite e artrose podem ser amenizados com a inclusão de esporte na rotina dos pacientes. "As atividades físicas se configuram como aliadas da saúde, sendo benéficas ao sistema inflamatório e diminuindo as dores", afirma.

Para exemplificar a importância que as células-tronco possuem no organismo, Tatsui cita a crescente utilização de tratamentos do tipo em atletas de alto nível. "Cada vez mais, e quando possível, os esportistas optam por procedimentos com células-tronco. Ela é segura e gera melhores resultados, o que possibilita o retorno aos treinos mais rapidamente", finaliza o hematologista. 

Fonte: Dr. Nelson Tatsui, Diretor-Técnico do Grupo Criogênesis e Hematologista do HC-FMUSP.

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade