Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Confira seis dicas para preparar os pés para o verão

Compartilhar

A chegada do verão deixa os pés à mostra, tanto de homens quanto de mulheres. Ok, o sexo feminino tem mais chance de exibi-los até mesmo no trabalho, com sandálias e calçados abertos. Mas os garotos, mais velhos ou mais novos, também precisam ficar atentos, porque é muito feio exibir rachaduras, unhas malfeitas e outros probleminhas com calçados mais abertos, como sandálias masculinas e chinelos de dedo.

Na estação amis quente do ano é preciso ter cuidados especiais para exibir pés bonitos e saudáveis
Na estação amis quente do ano é preciso ter cuidados especiais para exibir pés bonitos e saudáveis
Foto: Getty Images

Que tal saber como cuidar ou evitar inconvenientes como calosidade, rachaduras, chulé, frieira, umidade e joanete para encarar os dias mais quentes? A técnica em podologia Carla Salvador, há oito anos na área, dá seis dicas sobre como prevenir tais incômodos, que ocorrem principalmente por falta de cuidados. Confira:

1) Higiene, sapatos adequados e um corte correto das unhas. Pode até parecer óbvio, mas nem todas as pessoas têm o hábito de seguir essas três regras, que evitam qualquer um dos problemas mais comuns aos pés de homens e mulheres de todas as idades.

2) Chulé e frieiras são decorrentes de hábitos equivocados de higiene e podem ser facilmente eliminados com mudanças na rotina de limpeza dos pés e conservação dos calçados. "A principal recomendação para evitar esses problemas é que a pessoa seque bem os pés, não só com a toalha, mas também com papel, evite usar o mesmo calçado diariamente, que deve ser armazenado num lugar arejado e sem sol", disse Carla.

3) Já as rachaduras nem sempre são sinais de descuido. Podem aparecer em pessoas que são muito altas, estão acima do peso, trabalham com os pés expostos ou até mesmo por uma questão emocional. O tratamento para combatê-las é um dos mais efetivos e consiste em lixar os pés uma vez por mês com um profissional. Esse é o tempo ideal para a pele se recompor, e diariamente a pessoa deve utilizar um creme próprio para os pés.

4) Quanto aos calos, a profissional explicou que não existe uma cura definitiva. "A calosidade até pode ser removida, mas a tendência é que ela retorne com o uso de sapatos inadequados ou de acordo com o modo de andar da pessoa". Para prevenir, é necessário proteger o local com curativos, utilizar palmilhas ortopédicas e optar por meias de algodão.

5) O joanete é, na maioria das vezes, hereditário, e quando não, pode ser evitado com a utilização de sapatos adequados, sem bicos finos ou tiras na região do problema. O tratamento consiste no uso de protetores que ajudam a diminuir as dores, mas não curam. "A única solução definitiva é a cirurgia, mas ela só é feita em último caso, quando a deformidade é realmente grande ou a dor é muito intensa. É um procedimento muito complicado e que os profissionais procuram evitar", afirmou Carla.

6) Para quem sofre com as dores constantes de unhas encravadas, a melhor solução é recorrer a um profissional e não mexer nos cantos das unhas. "Adquirir um problema como esse é muito fácil, basta que alguém corte a unha errado. Uma vez encravada, essa unha sempre dará problemas", explicou a técnica em podologia. Se a pessoa souber cortar corretamente dificilmente o problema aparecerá.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra