0

Homem perde 108 kg após deixar de respirar 80 vezes por noite

Kayes Uddin, de 32 anos, pesava 190,5 kg e sofria de apneia do sono

8 nov 2013
15h38
  • separator
  • comentários

O britânico Kayes Uddin, de 32 anos, chegou a pesar 190,5 kg. Com apneia do sono grave devido ao excesso de peso, chegou a parar de respirar 80 vezes por noite. Com medo de morrer dormindo, fez cirurgia bariátrica em 2011 e perdeu 108 kg. Hoje, mantém alimentação balanceada, se exercita regularmente e respira normalmente enquanto dorme.

Foto: Reprodução

Segundo o jornal Daily Mail, Uddin começou a perceber que acordava com dores de cabeça e sentia um cansaço inexplicável. “Não fazia sentido, porque ia para a cama ao mesmo tempo, mas acordava me sentindo como se tivesse saído do ringue de boxe.” Sua esposa, Lufta, percebeu que ele acordava com sobressaltos. Testes confirmaram a apneia do sono, causada pelo tecido gorduroso na parte de trás do pescoço, que bloqueava suas vias aéreas quando se deitava. Teve de começar a dormir com uma máscara para regular a respiração.

“Parecia uma máscara de gás. Eu me senti tão velho e inútil antes do tempo, mas ela me mantinha vivo. Saber que a minha respiração estava parando à noite porque eu estava tão gordo era aterrorizante. Estava com medo de dormir e nunca mais acordar.”

Nos primeiros cinco meses após a cirurgia bariátrica perdeu 57 kg, o que foi o suficiente para curar a apneia do sono. “Não é a solução rápida que as pessoas pensam que é, mas se você se comprometer a uma alimentação saudável e exercícios, os resultados podem ser surpreendentes”, completou.

Hoje, corre regularmente e mantém um cardápio balanceado, com água e cereais ou mingau no café-da-manhã; iogurte ou maçã e uma garrafa de água no lanche da manhã; frango ou peixe com salada ou sopa no almoço e no jantar; iogurte misturado com frutas no lanche da tarde; e uma garrafa de água depois do jantar.

“Toda a família tem se beneficiado. Todos nós adotamos uma abordagem totalmente nova sobre alimentação saudável e fitness. Facilmente, eu posso brincar com meus filhos e agora eles gostam de ter o pai em forma que eles merecem”, contou Uddin.

<a data-cke-saved-href="http://saude.terra.com.br/infograficos/perda-de-peso/" href="http://saude.terra.com.br/infograficos/perda-de-peso/">De 15 a 235 kg, veja casos de quem conseguiu perder peso</a>
Fonte: Terra
  • separator
  • comentários
publicidade