PUBLICIDADE

Dieta que funciona… isso realmente existe?

Não existe receita de bolo nem solução mágica, o importante é mudar os maus padrões alimentares

28 dez 2020 - 15h40
Compartilhar
Exibir comentários

Começar uma nova dieta às segundas-feiras é um clichê bastante conhecido. Além disso, a todo momento surge uma promessa milagrosa para perder alguns quilos e secar a barriga. Mas cuidado com aquelas que oferecem benefícios de mais para ser verdade, porque usualmente não é mesmo. A dieta que funciona é aquela possível e que você consegue manter. 

"Muita gente vem falar comigo e diz: vou começar a fazer uma dieta - e os tipos são inúmeros, variedade não falta -, o que você acha? A pessoa sempre tem a expectativa de que essa dieta vai funcionar, de que ela sofrerá muito pouco, vai conseguir mudar todo o comportamento alimentar dela e, com isso, resolver o problema do excesso de peso", conta Marcio Atalla.  

Dieta que funciona é aquela que promove mudanças reais

A razão pela qual a maioria das dietas falha a médio e longo prazo é que elas não promovem uma mudança real nos hábitos alimentares. 

É comum que se pense apenas a curto prazo, buscando resultados rápidos. Além disso, algumas delas são tão restritivas que sua manutenção se torna inviável. Aí, se elas deram resultado de início, ele logo será perdido, causando o famigerado efeito sanfona. 

"Os maus hábitos não irão embora e tampouco é simples fazer qualquer alteração em qualquer padrão que você tenha, muito menos na alimentação. A tendência é que a pessoa volte aos velhos padrões depois, frustrada, e com a auto-estima baixa", alerta. 

Mudança requer persistência

É preciso ter em mente que uma dieta não será a sua salvação e que não é possível obter resultados duradouros de forma fácil. Quando certos alimentos ou grupos alimentares são cortados, pode até acontecer a eliminação rápida de quilos pelo mero fato das calorias ingeridas também terem diminuído. 

Porém, isso não é o mesmo que emagrecer, pois não houve necessariamente a redução do percentual de gordura corporal. A diminuição de quilos pode ter acontecido pela perda de massa magra, por exemplo. E, provavelmente, uma vez abandonada a dieta, os ponteiros da balança voltarão a subir.

"Minha dica é a mudança gradual. Comece incorporando bons hábitos à sua alimentação", ensina Atalla:

• Reduza a quantidade;

• Inclua fibras. Por exemplo, coma pelo menos uma fruta ao dia;

• Não adoçe as bebidas;

• Evite exagerar no sal;

• Diminuia a quantidade de alimentos gordurosos. 

"Isso não significa abrir mão do açúcar e do sal, mas sim moderar o consumo. As pessoas que conseguem mudar a alimentação transformam o hábito através de coisas possíveis. E, para que elas sejam possíveis, é fundamental que elas sejam simples no início para que sejam repetidas até virar um hábito", explica o educador físico.

Foto: Marcio Atalla
Dieta que funciona… isso realmente existe?:
Marcio Atalla Marcio Atalla
Compartilhar
Publicidade
Publicidade