PUBLICIDADE

Criança que morreu de dengue teria sido chamada de 'dengosa' por médico

Caso aconteceu em Brasília; Pietra Isaac tinha 7 anos e faleceu dois dias após seu aniversário

24 nov 2023 - 14h58
(atualizado em 28/11/2023 às 10h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma criança de 7 anos veio a óbito em consequência de um quadro de dengue hemorrágica na última sexta-feira (17). A mãe de Pietra Isaac disse que o médico responsável pelo caso menosprezou o estado de saúde da filha, dizendo que a paciente estava "dengosa duas vezes”.

A menina Pietra e a mãe Camila Isaac
A menina Pietra e a mãe Camila Isaac
Foto: Arquivo Pessoal

Segundo Camila Isaac -- que registrou um boletim de ocorrência na 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul), em Brasília, por negligência médica -- o profissional não atendeu a filha corretamente, liberando a menina do hospital, indicando repouso em casa e ingestão de líquidos, sem maior atenção à gravidade do episódio.

Pietra morreu depois de três paradas cardíacas. Ela deu entrada em um hospital particular no dia do próprio aniversário, 15 de novembro. O primeiro diagnóstico foi de bronquite e virose realizado pela equipe do Hospital Daher, no Lago Sul.

Com a piora do quadro (Pietra passou a vomitar sangue), ela voltou ao Hospital Daher e foi diagnosticada com dengue hemorrágica por uma médica, que orientou a família a buscar atendimento no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), unidade de saúde da rede pública referência no atendimento infantil.

Na troca de plantão, porém, o médico citado acima discordou da recomendação da outra profissional e liberou a criança para voltar para casa. Algumas horas depois, o estado de saúde de Pietra piorou; ela chegou a ser levada para o HMIB, foi internada na UTI, mas não resistiu e morreu horas depois.

A Secretaria de Saúde publicou uma nota informando que Pietra "foi direto para a sala amarela, fez todos os procedimentos e exames e foi regulada na UTI. Todo o atendimento foi realizado pela equipe, mas diante da gravidade do quadro, ela veio a óbito no final da tarde do mesmo dia".

Agora a família busca na Justiça reparação pelo descaso com a filha. Essa é a segunda morte registrada neste ano por dengue hemorrágica em Brasília.

Insolação: quais os sintomas e o que fazer? Insolação: quais os sintomas e o que fazer?

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade