PUBLICIDADE

Cremes para pele; saiba escolher e como aplicar o tipo ideal

Especialistas dão dicas e ensinam passo a passo para mantê-la saudável e macia

16 jul 2021 16h13
ver comentários
Publicidade
De acordo com a especialista em ioga facial,
De acordo com a especialista em ioga facial,
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Em meio a variedades de produtos que existem para a pele, é comum ter dúvidas de qual o tipo ideal, sem contar que precisa prestar atenção na hora de passar o creme no rosto para notar a diferença após o início de um tratamento com o objetivo de deixar a pele mais macia e saudável.

A Dra. Juliana Piquet, dermatologista diz que a idade e o tipo de pele influenciam na hora da prescrição de um produto para o rosto. Mulheres na menopausa com a pele mais seca ou que estão danificadas pelo sol, precisam e cremes mais hidratantes, já as pacientes mais jovens tendem a ter a pele mais oleosa e se adaptam melhor com o tipo séruns e géis. Enquanto, as peles mistas costumam seguir os cremes das oleosas", explica.    

"Todos os tipos de pele necessitam de cuidados básicos que se resumem em uma boa rotina de higiene. As que são mais secas podem ser higienizadas com leites ou loções sem enxágue e as oleosas precisam de cremes com ativos que ajudem no controle da oleosidade".

Além disso, existem tratamentos como a fotoproteção, que não só protege a pele, mas ajuda no clareamento e hidratação e diminuição da oleosidade, sem contar que muitas vezes pode até mesmo substituir a maquiagem. "Tem cores e texturas para todos os tipos, ou seja, não pode colocar nenhuma barreira como desculpa para não cuidar da pele".

Após escolher fazer uso de algum produto dermatológico precisa ter calma, pois o resultado começa aparecer a partir da 8ª semana de tratamento, e durante o processo é essencial saber aplicar o produto.

De acordo com a Alessandra Scavone, fonoaudióloga e especialista em Ioga Facial, , é indicado fazer massagem, pensando sempre na musculatura de rosto e pescoço, tanto em termos de relaxamento, dependendo da área massageada como a tonificação.

"Se realizamos a massagem na direção correta,  em termos muscular, melhora a flacidez, pois realizamos uma tonificação. Ao contrário, já basta a lei da gravidade atuando. Por esse motivo, é muito importante irmos de um hábito de envelhecimento à um hábito de rejuvenescimento", ressalta a Alessandra Scavone".

Abaixo, passo a passo para massagear a pele em cada região do corpo:

No colo, faça movimentos abrindo a região, do centro para o ombro, de modo a abrir a sua postura.

Na região da papada, pode-se colocar os polegares e também fazer movimentos ascendentes, da papada às orelhas.

Pescoço é uma região muito importante da massagem facial. Lembre-se do pescoço na sua rotina de skincare, porque a região sofre bastante com a ação da gravidade e dos raios solares com o passar dos anos, além de ficarmos muito tempo em posturas incorretas, olhando para baixo, no celular, por exemplo.

Daí a importância de fazer movimentos de baixo para cima, da clavícula para o rosto, para evitar flacidez. Esse movimento ajuda na tonificação do músculo. No pescoço, como a origem do músculo está na mandíbula, assim o creme deve ser espalhado nessa direção, com movimentos ascendentes e retos, da clavícula para a mandíbula, para ajudar na tonificação do músculo e evitar rugas.

Na região do contorno facial, entre o pescoço e o rosto, deixe os dedos indicadores e médio em formato V e realize movimentos do queixo na direção das orelhas, de dentro para fora.

Na região dos lábios, também com os dedos em V, realize o movimento abrindo, dos lábios em direção as bochechas.

A bochecha é uma das regiões faciais na qual muitas pessoas acumulam tensões. Para aliviá-la, com os dedos em V, deixe a boca em formato de "O" e realize movimentos de baixo para cima, percorrendo toda a bochecha.

Ainda na bochecha, para tonificar a sua musculatura, realize um movimento com os 3 dedos da mão (menos o polegar e mínimo) subindo da região mandibular em direção às maçãs do rosto, depois abra o movimento, seguindo em direção as têmporas.

No nariz, faça movimentos com as mãos das suas laterais para o seu centro.

Nos olhos será realizado um movimento circular para aliviar a tensão. Faça um movimento com a ponta do dedo médio ou anelar, do centro do rosto, contornando as sobrancelhas e depois contornando a parte debaixo dos olhos, até chegar ao ponto inicial.

Em seguida, faça na região de cima e de baixo, movimento para fora. O primeiro movimento ajuda na suavização de rugas e o segundo ajuda a drenar, ideal para quem tem bolsas embaixo dos olhos.

Região entre as sobrancelhas: deslizar os dedos do centro para fora, para abrir essa área que franzimos quando estamos contrariados/bravos ou mesmo quem tem problemas de visão e às vezes está sem óculos. Abra, do centro para fora, movimento contrário de quando estamos bravos e contraímos. Aperte também levemente toda a região da sobrancelha começando dentro e levando o movimento para fora.

Na testa, realize movimentos com a ponta dos dedos de baixo para cima, das sobrancelhas em direção ao cabelo.

A fonoaudióloga destaca ainda que a massagem facial potencializa a ação dos produtos e ajuda na tonificação e relaxamento da musculatura. Ela pode ser realizada tanto pela manhã, como a noite. Cada movimento deve ser repetido no mínimo 3 vezes e no máximo 10 vezes. Se tiver pouco tempo e fizer 3 vezes antes de ir trabalhar, já está ótimo.

Consultorias: Dra. Juliana Piquet, dermatologista e Alessandra Scavone, fonoaudióloga e especialista em ioga facial.

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade