PUBLICIDADE

Cores dos alimentos: entenda a importância de preparar um prato colorido

23 jan 2019 - 07h13
Compartilhar
Exibir comentários

Quando o assunto é alimentação saudável, a moda para o dia a dia é exagerar nas cores. Nada de pratos com tons pastel. Quer acertar na combinação? Então imagine uma fantasia carnavalesca bem colorida e reproduza esta alegria em suas refeições.

Pode parecer brincadeira, mas não é. Como já diziam as avós, diversificar as cores dos alimentos é muito importante para uma refeição equilibrada e saudável. Mas qual a explicação para isso? Simples! As cores indicam as propriedades que cada alimento possui. Por isso, diversificar representa preencher o prato com diferentes vitaminas e minerais fundamentais para o organismo.

Para facilitar a sua escolha, conheça o significado das cores:

Verde

A coloração indica uma grande quantidade de clorofila, que atua como um antioxidante, ajudando na desintoxicação das células e na proteão contra substâncias cancerígenas. Alimentos com essa coloração são ricos também em fósforo e ferro, ajudando no combate à anemia, por exemplo.

Vermelho

Poderoso antioxidante, o licopeno é encontrado nos alimentos com a cor vermelha. A função do nutriente é combater os radicais livres que favorecem para o envelhecimento, protegendo ainda o coração e combatendo alguns tipos de câncer, como o de próstata. Vitaminas A, C, do complexo B e sais minerais também são encontrados nestes alimentos.

Laranja

O betacaroteno é o responsável pela coloração destes alimentos. Além de favorecer o metabolismo de gorduras, o nutriente ajuda a manter o bom funcionamento da visão e a combater infecções. Além disso, fortalece unhas e cabelos, garantindo ainda uma pele saudável.

Roxo

Outro ótimo antioxidante é o elágico, presente nos alimentos com a coloração roxa, como uva, figo, beterraba e ameixa. A vitamina B1 presente nestes alimentos contribuem para o metabolismo da glicose.

Branco

Importantes para a saúde dos ossos, músculos e nervos, cálcio e potássio são nutrientes encontrados nos alimentos com esta coloração. Os minerais contribuem ainda com as funções cardíacas.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade